quarta-feira, junho 18, 2008

Euro 2008 - Fase de Grupos

Euro 2008

Peço aqui desculpas por não ter opinado sobre os golos do Clube Portugal mas uns dias de férias, falta de internet e boas exibições levaram à minha ausência.

Faço aqui agora uma análise sobre cada uma das 16 selecções na Fase de Grupos.

Portugal - Superou as minhas expectativas. Há frescura física e entrosamento. Moutinho e Pepe entraram bem no grupo. De resto tudo está normal porque o trabalho é bem feito. Os dois primeiros jogos foram para o apuramento e terceiro para descomprimir. Quanto a mim o grupo está blindado, quanto baste, às transferências, empresários e notícias conexas. O apoio é merecido. Há que louvar o esforço de milhares de emigrantes que em dias de trabalho enchem estádios com 12.000 lugares e pagam bilhetes de 70 Euros para ver a equipa de todos nós. Neste caso é mais deles e dá-lhes identidade e respeito nas comunidades onde se inserem.

Turquia - São mais jovens e mais determinados que os checos apesar de tecnicamente e tacticamente inferiores. Foi esta determinação que os levou aos quartos de final quando na negra perdiam por 2-0 aos 75 minutos e conseguiram a reviravolta para 3-2. Com alguma regularidade estão nos grandes eventos futebolísticos. Esta presença é baseada no seu espírito turco.

República Checa - Cansaço físico e idades elevadas foram traiçoeiros. Apesar disso são os mesmos checos de sempre. Após cuidada renovação vão continuar a sê-lo e serão uma equipa a ter em conta.

Suíça - Foram assolados por dois problemas graves: a estrela Frei lesionou-se e a esposa de Jaköb Kuhn foi hospitalizada, tendo este duas dores de cabeça em vez de uma. Apesar de tudo seriam sempre a equipa mais fraca do grupo. Não obstante os factores de desequilíbrio ficaram em cheque. A vitória frente a Portugal foi uma bonita homenagem à longevidade e carinho do seleccionador helvético. Sete anos à feente de uma equipa é obra.

Croácia - Os mais fieis herdeiros da beleza futebolística jugoslava venceram o seu grupo. Têm um futebol fresco, técnico, suave e rápido. Penso que chegarão às meias finais. Depois se verá...

Alemanha - Baquearam frente à Croácia e espero que façam o mesmo frente a Portugal. De resto foi uma equipa igual a si mesma. Consistente, fisicamente forte, matreira, linear, eficaz. Temos equipa para eles mas as probabilidades de sucesso não andam longe dos 50-50. Mérito para Joachim Löw, técnico e futebolista de pouca nomeada mas que é uma pessoa inteligente. Caso não o fosse Klinsman não o teria ido buscar para seu adjunto.

Áustria - Fraquinhos. Há quanto tempo andam arredados dos grandes eventos internacionais? Bons anfitriões e pouco mais

Polónia - O maior flop. Onde este o seu futebol rápido, físico e eficaz da fase de qualificação? Evaporou-se certamente. E foram uma equipa vulgar. Beenhakker não foi feliz. Há que aproveitar o trabalho já feito e ir até à África do Sul em 2010.

Holanda - Os melhores da primeira fase. Limparam tudo o que se lhes atravessou à frente. Rápidos, certeiros e mortais. A laranja já espreme os adversários. Provavelmente serão assim até à final.

Ilia - Iguais a si próprios! Matreiros, sempre a estudar o adversário e a planear os voos picados sobre a baliza adversária. Cilindrados após três décadas pelos holandeses com um dos golos irregular, empataram com a Roménia e dizimaram as esperanças gaulesas de qualificação no último jogo. Têm agora os espanhóis pela frente com toda a incerteza que isso representa.

Ronia - Já tiveram melhores dias mas quase chegavam aos quartos. Efectivamente a equipa já tinha sido melhor mas granjeou dois empates junto de França e Itália... A Holanda não foi em conversas e mandou os romenos para casa.

França - Desta vez Raymond Domenech não conseguiu reciclar e aproveitar os restos (qual Filipa Vacondeus) com fez tão bem na Alemanha ainda com Zinedine Zidane. Apesar de não ter o maestro na qualificação chegou Aos Alpes. Mas aqui baqueou. Há que reestruturar esta selecção.

Espanha - Grande fúria! A mescla de nacionalidades espanholas desta vez conseguiu mostrar-se Aragonés tem bom trabalho desenvolvido. Vejamos agora até onde vai. Se sair que não seja de forma inglória e abaixo das expectativas como é a sua regra. Destaque especial para o contingente de "Beatles" espanhóis liderados por El Niño.

ssia - Zenit e Spartak balizam esta selecção comandada por Hiddink. A frieza russa que gela os adversário e depois os batem com força, velocidade e pontaria anda nos Alpes. Será que Hiddink vai derrotar a Pátria Mãe? Holanda Rússia será um jogo de muito boa qualidade com tão bons argumentos em campo. Ou será um jogo táctico? Ou ainda fracticidamente violento?

Suécia - Cansados e superados. Ibrahimovic não treinou. Só jogou de tão cansado que estava. Após um falhanço contra a Rússia ficou a bocejar. Isto resume o cansaço sueco. Os outros jogadores são bons. Técnica e tacticamente inteligentes foram superados por outros atributos adversários. Lagerbäck continua a fazer um bom trabalho. Desta vez só marcou presença.

Grécia - 0 pontos! 16º classificado! Justo! Fala o meu patriotismo e o meu rigor futebolístico. Quanto ao patriotismo não é preciso dizer mais nada. Quanto ao rigor futebolístico o que merece uma equipa cujo objectivo é derrotar os adversários por 1-0 com um único lance de ataque em 90 minutos e entregando todas as despesas da contenda ao adversário? A DERROTA! Três derrotas. Rehhagel é inteligente mas o anti jogo só merece a derrota.