quarta-feira, maio 14, 2008

Outros Clubes

Quanto aos restantes clubes Há poucos destaques a fazer. O cinzentismo e a triste normalidade exibicional imperaram.

Pela positiva destaco:

  • O Marítimo conseguiu a qualificação para a Taça UEFA. Há que dar mérito ao seu treinador e jogadores. Neste clube destaco Gregory e Makukula. O primeiro foi um verdadeiro muro defensivo. O segundo marcou 7 golos em 13 jogos. Depois no mercado do meio da época rumou até à Luz. Será que foi porque queria ou porque era lucrativo? Não sei. O que sei é que passou a ser “mais um” no meio de tantos. E, como precisa de espaços para jogar, eclipsou-se completamente, pois espaço é coisa que não existe quando o Benfica ataca. Se foi por vontade própria deve estar bem arrependido.
  • O Belenenses também esteve bem com o plantel do ano anterior. Iria à Europa se não se tivesse metido num (mais um) imbróglio administrativo. Jorge Jesus demonstrou a sua perspicácia.
  • O Boavista tem os graves problemas que tem. Mas Jaime Pacheco foi meritório como fez tanto com tão pouco (4 ou 5 jogadores bons) e com ordenados em atraso.

Pela negativa destaco:

  • Braga – Um bom plantel e equilibrado. Foi até onde pôde na Taça UEFA. Nas taças nacionais não esteve bem. Mudou de treinador e a sua classificação ficou-se pela bitola máxima de Manuel Machado. Como se diz isto em Manuel Machadês?
  • União de Leiria - Foi à UEFA via Intertoto. Devia ter contratado um preparador físico. A quebra foi evidente. Depois de algum reequilíbrio físico, ninguém percebeu o porquê de jogar bem e perder tantos jogos. Não obstante derrotou o Sporting…
  • Quanto ao Paços de Ferreira a ida à Europa não justifica nada. Não são mais dois jogos que vão fazer variar tanto o nível exibicional e colocá-lo na zona de descida. Intrigante.

Penso que está tudo dito. Na próxima 2ª feira e em função do jogo apitado por Olegário Benquerença colocarei a opinião sobre Sporting e Porto.