domingo, maio 11, 2008

Benfica

A pior época depois dos dois anos sabáticos na Europa. Após uma venda bem feita, apesar de tardia, de Simão foi um regabofe de contratações. De 30 milhões de euros aproveitam-se Cardozo e a boa esperança Di Maria. De resto vulgaridades na sua maioria sul-americanas.

No campeonato andaram deambulantes, em casa principalmente. Vários empates deitaram tudo a perder. Só não foi mais cedo porque o Sporting parecia, certas vezes, o seu irmão gémeo de resultados. Quanto a exibições, a melhor deste ano, voltou a ser um empate nulo com o Boavista, desta vez fora.

Na Taça da Liga saíram logo que puderam depois da definição de objectivos traçada pelo seu Presidente.

Na Taça de Portugal tiveram o azar de encontrarem um Sporting que em 30 minutos marca cinco golos. Em parte devido à incapacidade da águia segurar uma vantagem de dois golos de que ninguém esperava a reviravolta.

Finalmente na Europa, cumpriram na Champions League. O terceiro lugar no grupo aceita-se. Na UEFA deixaram a desejar e foram eliminados numa fase em que o desnorte técnico e anímico culminou na saída de Camacho pelos seus próprios pés.

Psicologicamente o conformismo foi reinante desde a chegada de Camacho. Fernando Santos deveria ter saído mais cedo. Para mim até devia ter ficado. Pelo menos o trabalho seria continuado. Desde a 2ª jornada o conformismo deveu-se a:

  • Entrada tardia de Camacho;
  • Entrada e permanência excessiva de jogadores até Dezembro com a consequente falta de entrosamento;
  • Natural sobrecarga de jogos no inicio da temporada;
  • Super Porto, bastante distanciado;
  • Aceitação da saída de Camacho e passividade inconsequente de Chalana;
  • "Para o ano é que é".
A ordem foi esta. Infelizmente para o futebol português é assim que o clube mais titulado a nível interno anda. Os seus dirigentes tardam em perceber a sociologia dos seus adeptos. Este já não vai Domingo fazer um piquenique ao Estádio da Luz. Mas ainda quer ver um Benfica de topo cuja Liga em que se insere não lhe permite pagar salários de topo. Ai os jogadores aparecem aos Sábados e aos Domingos na Sport TV. Onde também aparece o Benfica e os outros portugueses. à excepção do Porto todos os portugueses parecem clubes "cá da terra". E contra o meu Sporting falo.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Mais do que perguntar Quo Vadis Benfica? devemos perguntar Quo Vadis Futebol Português?