sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Um privilégio – escutar e ler

Quatro razões (assuntos) que ocorreram na semana passada permitiram-me alinhavar algumas ideias, as quais tenho o prazer de passar a compartilhar. São elas:


Terrenos do Sporting - finalmente a Câmara de Lisboa autorizou na Assembleia Municipal o loteamento dos terrenos afectos ao velho estádio de Alvalade. Esta autorização vai permitir ao SCP obter, a curto prazo, um encaixe financeiro que se situará entre os 25 e os 27 milhões de euros.


Sendo assim importa assinalar que até à presente data o SCP reduziu o seu passivo em cerca de 73 milhões de euros. Um esforço notável que aqui se refere.


De acordo com o presidente do Conselho Directivo e da SAD – Soares Franco – o Grupo SCP estará financeiramente sustentado i/é com níveis de endividamento passíveis de serem suportados pela actividade gerada (corrente) sem a necessidade de controlar excessivamente os custos, quando se atingir um passivo não superior a 150 milhões de euros.


Para atingir o “equilíbrio” referido será ainda necessário reduzir o passivo em mais 50 a 60 milhões de euros.


A próxima etapa será discutir com os bancos credores as estratégias adequadas a empreender.

Compete aos sportinguistas acompanharem esta situação e em colaboração com os principais dirigentes do clube, encontrarem as soluções mais adequadas, as quais deverão garantir um futuro mais risonho para a instituição e suas actividades desportivas.


No quadro e gráfico seguintes passamos a ilustrar financeiramente a situação.


Quadro1


Gráfico1


Associação Europeia de Clubes – a UEFA e os clubes finalmente chegaram a um acordo.


Acabou o grupo dos ricos (G14) onde se encontrava o FC Porto, em causa estavam os interesses egoístas dos grandes. Michael Platini - presidente da UEFA - deu a volta por cima, cedeu aos principais interesses instalados, mas alargou o grupo para 130 clubes.


Portugal nesta primeira fase vai estar ali representado através de três clubes. Mais tarde se subirmos no ranking (6ª posição) podemos ter mais um representante.


Como curiosidade e ao nível das contrapartidas financeiras, assinala-se que a UEFA vai ressarcir os clubes pela cedência de atletas às selecções dos países que disputam as competições organizadas por essa mesma instituição.

Agora imagine-se os interesses que se vão instalar para que certos e determinados atletas sejam convocados para as suas respectivas selecções.


Centenário do Inter de Milão – na festa e na fotografia final ficaram gravadas três presenças portuguesas, Figo, Pele e Maniche.

Fernando Seara

Entrevista radiofónica a Fernando Seara (FS) no Lugar Cativo, RCP – saudar, em primeiro lugar, o mestre Fernando Correia pela oportunidade e pela excelente condução temática desenvolvida.


Da mesma ressaltaram, entre outros, três aspectos que gostaria de destacar:


Primeiro aspecto - a visão moderna e progressiva sobre a evolução do desporto em Portugal patenteada pelo entrevistado;

Segundo aspecto – a visão humana, solidária e equitativa sobre aquilo que deve ser, no plano desportivo, o serviço público;

Terceiro aspecto – O Benfiquismo manifestado e a revelação do facto de já ter pensado, em tempos idos, ser presidente do SLB. Embora considere que actualmente a presidência do clube está em boas mãos não rejeita uma candidatura futura.




Carcavelos, 1 de Fevereiro de 2008



Pedro Vieira (pedro.vieira55@gmail.com)