sábado, fevereiro 09, 2008

Aternativas para o momento actual do Sporting

Normalmente apontamos os males – e ainda bem – mas ficamos por aí, raramente apresentamos soluções alternativas.

É importante que os Sportinguistas apontem os problemas que existem no interior do seu clube. É saudável que o façam e considero pouco relevante que o façam publicamente. O Sporting é enorme e como instituição moderna e classificada de Utilidade Pública é bom que os seus actos de Gestão sejam transparentes e suficientemente divulgados publicamente. Outra situação é a difamação publicada, por vezes, feita, sabe-se lá, com que objectivos. Sendo, naturalmente, esta última e em qualquer situação completamente reprovável e merecedora das reacções institucionais concomitantes.

Bem hajam, então, as críticas construtivas feitas. Agora e regressando ao início é importante apresentar soluções alternativas.

Anteriormente referi aqui, sob o título “Um Privilégio – escutar e ler”, algumas ideias sobre possíveis alternativas designadamente e principalmente que para o SCP atingir o “equilíbrio” económico/financeiro desejável seria ainda necessário reduzir o passivo actual em mais 50 a 60 milhões de euros.

Para o efeito e nesta conformidade seria também importante equacionar algumas hipóteses futuras:

a)Encontrar um parceiro estratégico com capacidade económica e financeira adequada, salvaguardando sempre o interesse público e a marca SCP;

b)Efectuar um aumento do capital accionista do grupo;

c)Efectuar a negociação – alienação ou cedência temporal – de parte do património do clube (por ex: o actual estádio);

d)Vender parcialmente futuras transferências de passes de atletas.

Em qualquer das hipóteses será sempre importante discutir com os actuais bancos credores as estratégias adequadas a empreender, colocando-se desde logo uma pergunta: não serão para os bancos as hipóteses acima referidas boas oportunidades de negócio?.

Em qualquer dos casos será sempre da exclusiva competência dos sportinguistas acompanharem esta situação e munirem-se, a curto prazo, das ferramentas necessárias que lhes permitam em colaboração com os principais dirigentes do clube, encontrarem as soluções mais adequadas, as quais deverão garantir um futuro mais risonho para a instituição e as suas actividades desportivas.

Pedro Vieira (pedro.vieira55@gmail.com)