segunda-feira, outubro 01, 2007

Back to Basics

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Ainda a propósito do dérbi de Sábado e do dérbi minhoto venho falar da arbitragem portuguesa.

De tempos a tempos a asneirada intencional ou puramente fruto da incompetência desaparece. Vemos bom ou mau futebol, perdemos ou ganhamos, os nossos adversários são melhores ou piores. Tudo pode variar mas com o denominador comum que é o facto da arbitragem se remeter a sua virtuosa penembra anónina que só intervém quando o cumprimento das Leis a chamam.

Infelizmente esses períodos parecem um sonho. We are back to basics. Pois vá-se lá saber porquê, em favor de quem, a asneirada crónica e sistemática regressa. Sábado vimos um Pedro Henriques, que até prima pela competência e discrição, meter os pés pelas mãos três vezes. Não assinalou dois penátis nítidos a favor de cada um dois dois clubes. Para cúmulo, num lance onde tinha dúvidas, não acatou a opinião do seu auxiliar. Nem pelo sistema audio nem presencialmente. Neste lance que até nem era penalti... Duplo erro no mesmo lance.

Ontem em Braga, verdadeiro ou não, foi validado um golo aos vimaranenses. Parece-me que não foi golo. Segundo Jorge Costa, portista dos sete costados, já não é a primeira vez que é prejudicado esta época. Onde anda o seu antigo presidente Pinto da Costa e vice-presidente Reinaldo Teles? A favorecê-lo não será.

Assim vai a banda. Desafinada. Esta banda, leia-se Liga, poderia ser a melhor das pequenas bandas. Obviamente que não temos a dimensão de outros campeonatos. Mas podiamos ser o melhor dos pequenos. Assim é difícil e os adeptos cansam-se de tantas interferências. Mais vale uma equipa perder e saber-se o honesto motivo do que ganhar e também se saber o desonesto e descarado favorecimento.

Há que voltar a dizer, porque é sempre bom lembrà-lo, que um árbitro só tem dois olhos e tem um segundo para tomar a decisão. Poderia era ter um período de descanso após erros graves e/ou sucessivos.

Às vezes observo jogos ou resumos das ligas estrangeiras e não me parece existir tanto erro. Mas uma coisa também é ver um jogo na TV ou vê-lo no estádio. São realidades, por vezes, diferentes. À parte do Calciocaos e de todos os anteriores parece-me ser em Portugal o campeonato onde há mais polémica com o sistema dos homens de preto.

Quanto ao campeonato we are also back to basics tal como nos 30 anos mais recentes - o Porto distancia-se e se não escorrega terá mais uma Liga.