sexta-feira, fevereiro 09, 2007

A galinha dos ovos de ouro - as competições da UEFA

Estamos bem perto do reinício das jornadas europeias de futebol ao nível de clubes, por isso é oportuno lembrar que no términos da fase de grupos estavam apurados para os oitavos – de – final da prova 16 equipas. A partir desta fase e de acordo com os regulamentos instituídos, os clubes apurados vão realizar, até à final, dois jogos contra cada adversário (um em casa outro fora).
Na segunda quinzena de Fevereiro vai iniciar-se a 1ª jornada do oitavos – de – final com os seguintes jogos:


Dia 20/02 Celtic – Milan;
PSV – Arsenal;
Lile – Man United;
Real Madrid – Bayern;

Dia 21/02 Roma – Lyon;
Barcelona – Liverpol;
FC Porto – Chelsea;
Inter de Milão – Valência.

Constata-se que apenas o FC Porto estará presente nesta fase da importante prova. Para trás ficaram o Sporting e o Benfica os quais não conseguiram o almejado apuramento. O SLB ainda conseguiu classificar-se para ir disputar os 16 avos-de-final da Taça UEFA e assim juntar-se ao FC Braga. O SCP nem isso. A par das finanças dos clubes, os resultados desportivos conseguidos foram péssimos para o futebol português que assim se vê praticamente apanhado, em termos de Ranking Europeu, pelo promissor futebol romeno.

Dos restantes clubes apurados para os oitavos da Champions League destacam-se as quatro equipas inglesas e as três espanholas e italianas, as quais justificam assim a justiça do seu posicionamento na liderança do futebol europeu.

Votos de boa sorte, então, para as equipas portuguesas ainda presentes.

Nota: Por coincidência ou não veio ontem a público, através de distintos órgãos de comunicação social, que o actual presidente do SCP teria ameaçado com o abandono da direcção do clube caso as verbas acordadas e previstas com a transacção do terreno afecto ao anterior estádio não fossem, por quem de direito, entregues ao clube até Junho próximo. Parece que relacionados com o atraso estarão desentendimentos ocorridos entre a Câmara de Lisboa e a administração do METRO. Posteriormente o presidente da Assembleia-geral fez também declarações públicas dizendo que Soares Franco não tinha intenções de abandonar a Direcção. Por coincidência ou não, no mesmo dia, a mesma comunicação social divulgou excertos de um relatório da Deloitte, em que é afirmado que o Benfica é o 20.º clube do Mundo em receitas. Também por coincidência ou não, no mesmo dia a oposição à actual direcção do Sporting, que andava nos últimos tempos silenciosa, resolveu vir a pública dar um ar de sua graça… e naturalmente descascar. Finalmente por coincidência ou não, o jornal “A BOLA” vem hoje na primeira página com uma declaração do presidente do SLB em que este afirma que “para a próxima época vamos investir ainda mais no futebol”.
Enfim, o comentário é meu, o nível de dirigismo que nós temos em Portugal está aqui bem patenteado aos mais diversos níveis.

Pedro Vieira (pedro.vieira55@gmail.com)