segunda-feira, junho 05, 2006

HOLANDA CAMPEÃ EUROPEIA DE SUB - 21

Terminou ontem na cidade do Porto no bonito e cheio Estádio do Bessa (cerca de 35.000 pessoas) o Europeu SUB – 21 – vitória indiscutível da jovem “laranja mecânica” por 3 – 0 frente à Ucrânia.

Considerado o mais bem organizado e participado Campeonato da Europa na categoria, facto que prestigiou o país futebolístico, encontrou um vencedor de alguma forma inesperado o que também veio dar algum ânimo ao desiludido e pálido adepto português.

Curiosidade constatada foi a de o publico presente, na sua maioria, ser afecto á Ucrânia. A justificação encontra-se no facto de os ucranianos serem hoje em Portugal a terceira força imigrante mais numerosa. Como teria sido importante para eles a sua selecção ter vencido …

Voltando á nossa selecção e ao manifesto insucesso alcançado, lembramos que nestas circunstâncias é sempre importante efectuar um Balanço critico e justo. Escrevemos aqui, neste sítio, ser importante chegar a algumas conclusões, designadamente justificativas: a) da falta de respeito manifestada; b) da falta de responsabilidade evidenciada; c) da falta de personalidade e competência critica manifestada pelo treinador português (Agostinho Oliveira).

È também importante apurar responsabilidades e imputá-las a quem de direito.


Pedro Vieira (pedro.vieira55@gmail.com)