sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Parabéns

Dois acontecimentos, que nos tempos que correm, aparentemente parecem banais mas que após alguma observação atenta dão-nos indicações preciosas sobre as cargas simbólicas que ostentam e que são reveladoras dos tempos, interessantes e de alguma forma controversos, em que vivemos.

Referi-mo, em primeiro lugar, à Assembleia-geral do SCP que era para ser realizada ontem, mas que foi adiada em virtude de o espaço em que se ia efectuar (Antiga FIL- Lisboa) ser insuficiente para albergar o número de Associados que nela queriam participar. O que pretendiam os dirigentes actuais era divulgar e esclarecer alguns aspectos referentes à má situação financeira do clube e das suas associadas e simultaneamente apresentar uma solução e submete-la ao veredicto dos presentes. A solução encontrada e a apresentar, era a alienação de património.
Entenderam os Sócios, e bem, que o assunto era verdadeiramente importante e que exigia a sua participação massiva – abaixo apresentamos foto ilustrativa – demonstrativa de uma vontade de debate de ideias e da tomada correcta das opções concomitantes e consensuais.

Image hosting by Photobucket

Em segundo lugar ao aniversário – 20 anos – ocorrido hoje e oportunamente e inteligentemente divulgado na “TSF”, do nascimento do primeiro bebé “proveta” em Portugal.
Trata-se do primeiro sucesso de fertilização “in-vitro” ocorrido e hoje, graças a Deus, uma prática corrente no nosso país e produto do avanço e do progresso das ciências médicas.

Aspectos comuns e positivos destes dois acontecimentos tem a ver, fundamentalmente, com a “evolução progressiva” que representam e que são apanágio das sociedades desenvolvidas, participativas e democráticas dos tempos modernos que, felizmente, vivemos.

Aspectos comuns e negativos tem a ver com certas reacções que pretendem pôr em causa o avanço científico e o debate de ideias.

Por último gostaria de salientar o aspecto curioso de o jovem aniversariante ser um praticante desportista e futebolista profissional do Sporting Clube de Portugal.


Pedro Vieira (pedro.vieira50@sapo.pt)