quinta-feira, julho 20, 2006

Permanência de Scolari

Apesar de estar ligeiramente desapontado com a prestação de Portugal no Campeonato do Mundo sou a favor da permanência de Scolari no comando da Selecção Nacional.
  1. Desapontamento - Deve-se única e excluvamente a dois aspectos: esquema táctico e não utilização de Nuno Gomes. Utilizou sempre o 4-2-3-1 mesmo quando estava a perder com a França. Um 4-4-2 abriria mais a defesa gaulesa. Nuno Gomes abriria mais espaços também contra os franceses e já entrou tarde.
  2. Pró-Permanência - Não tenho falsas ilusões quanto à saída de Figo e Pauleta. Mas o tempo não para e portanto há que encontrar quem os substitua, o que no caso do açoreano é mais difícil. Há que também substituir Nuno Valente e Costinha que estão sem velocidade. O Clube Portugal será diferente mas a mudança será melhor quanto mais depressa for feita para os novos elementos ganharem experiência. Scolari é a pessoa ideial para fazer esta transição com a sua disciplina, motivação e capacidade de lidernaça. Aqui a motivação assume um papel fundamental para os novos elementos que vão ocupar lugares de jogadores marcantes na equipa das Quinas. Mas isto também já ele fez e bem a seguir ao Mundial de 2002.