domingo, julho 01, 2007

Seja bem vinda a Carlsberg Cup

João Loureiro pode ganhar uma Taça nova...


Seja benvinda a Taça da Liga com o patrocinador Carlsberg. Para mim é mais uma prova que se pode ganhar. Para João Loureiro e o seu Boavista, se chegar aos quartos de final, são mais quatro jogos que pode fazer, e o campeonato já não precisa de ter 18 clubes em vez dos actuais 16.

Num país futebolístico dominado por três clubes, em que a sua prova principal só foi conquistada ao longo de décadas por duas vezes por clubes diferentes de Benfica, Porto e Sporting parece-me salutar a existência de uma terceira prova. Se olharmos para o panorama futebolístico de terras de Sua Majestade, desde 1960 que existem as 3 provas. E com a seguinte listas de vencedores e quantidades:

Vencedores em Inglaterra

Como se pode observar, se a nível do campeonato há 3 clubes que se destacam e muitos outros têm mais que um título, a nível das Taças há uma grande diversidade de vencedores, mesmo na Taça da Liga a mais recente.

A ideia chave a reter é que com um total de 6 jogos desde a 1ª ronda até à final, é uma excelente perspectiva para clubes de dimensão média ganharem mais um troféu. Têm consequentemente mais receitas e, finalmente, a sua imagem fica reforçada.

Apostar num campeonato longo e com jogos sem interesse parece-me má ideia. Para reforçar a competitividade do actual deveria subir e descer mais uma equipa para a segunda metade da tabela classificativa não ser um marasmo.