terça-feira, maio 31, 2005

Votação

Se gosta deste blog vote AQUI. Dê a sua contribuição!

Figo - O Regresso Controverso à Selecção

Image hosted by Photobucket.com

Ainda me esforço. Será que me aceitam?

O ídolo português vai regressar à Selecção Nacional.

É controverso o seu regresso. Quando a sua carreira, disponibilidade de calendário, física e psicológica não o permitiram - depois do Euro 2004 renunciou à Equipa das Quinas por tempo indeterminado. Nessa altura, quase com 31 anos, as dezenas de jogos por época foram um factor incontornável nesta decisão.

O regresso parece, depois de ser preterido para o banco do Real Madrid, a cedência a uma segunda escolha. O seu contributo é sempre benvindo, mas Portugal não merece exibições ao nível dos melhores da Europa (leia-se Real Madrid)? Claro que sim. E será ele ainda capaz disso? Não se arrastará pelo campo? E se ele volta a jogar regularmente por um clube? Voltará a ausentar-se por tempo indeterminado?

Controverso também é o seu afastamento dos Galácticos de Madrid. Se Luxemburgo foi descortês para com ele porque motivo respondeu no mesmo tom?

Tanta polémica...

domingo, maio 29, 2005

Parabéns Vitória de Setúbal


Image hosted by Photobucket.com
Viva o Peixe Sadino!

Num jogo em que houve três equipas a cumprirem as suas funçõees, o Vitória derrotou o Benfica na Final da Taça de Portugal por 2-1.

Foi um resultado merecido pois foi a única equipa que teve ideias, mostrou bom toque de bola e jogadas com princípio meio e fim e dominou o jogo.

quinta-feira, maio 26, 2005

Época 3/3 - O Treinador - José Peseiro

Superou as minhas expectativas. Há que dar a mão à palmatória. Jogou um futebol vistoso. A equipa não virou a cara à luta. Esteve quase sempre confiante e determinada. Havia trabalho visível, apesar de poderem existir problemas entre colegas. Parece-me um bom treinador.

No entanto, errou no seguinte: várias substituições tardias; na final da Taça UEFA espremeu Pedro Barbosa e Rochemback ao máximo; a equipa não sabia fazer controle de bola quando era preciso, estando às vezes só balanceada para o ataque. Mas “Só quem está no Convento é que sabe o que lá vai dentro” (e ainda bem que não se sabe cá fora.

Época 2/3 - Os jogadores

Pela negativa não gostei de Hugo mas isso já é costume e ele só me veio dar razão com a sua irregularidade de quem faz bem e logo a seguir tem erros graves.

Referência positivas
- Rogério – um trabalhador e dedicado defesa direito mas pouco criativo trinco;
- Enakarire – a surpresa positiva conseguida pela sua calma transmitida na defensiva leonina;
- Beto e Polga – altos e baixos e às vezes “falhas tu ou falho eu” quando actuaram em conjunto;
- Rui Jorge e Paíto –a experiência com pouca velocidade e a juventude com alguns erros técnicos sem esquecer um golo fantástico;
- Custódio – um pêndulo fustigado pelas lesões;
- João Moutinho – a revelação (mais uma) de Alcochete com uma grande maturidade e sentido de responsabilidade;
- Rochemback – menos 5 quilos dar-lhe-iam as exibições da época anterior. Mesmo assim muito esclarecido;
- Pedro Barbosa – o habitual dentro das suas possibilidades, isto é, um esforço muito bem gerido à excepção do jogo na Luz e na final da Taça UEFA;
- Hugo Viana – vários golos com boas exibições mas quebra de forma no final;
- Sá Pinto – o recuscitado mas para o fim cansado;
- Carlos Martins – alguns apontamentos ao longo da época;
- Douala – bem aproveitada a sua velocidade, o seu factor crítico de sucesso;
- Liedson – as saudades levaram-lhe a “provocar” o 5º e o 10º amarelo. À parte disso continuou a ser a revelação da época anterior. Comparo-o em campo ao saudoso Rui Jordão;
- Pinilla – demonstrou o porque da fama que tem mas teve azar com as lesões. Um caso a exlorar;
- Niculae – de volta depois das lesões mas com algumas dificuldades.

Época 2004-2005 1/3 - As provas


O Sporting não ganhou nenhuma das três provas em que estava envolvido.

Taça UEFA

Excedendo as minhas expectativas alcançou a final da Taça UEFA. Fazendo um total de 15 jogos, ultrapassou vários adversários difíceis com esforço, mérito e sorte. Marcar um golo aos 122 minutos é sorte. Outros adversários fortes ficaram pelo caminho na competição.

Ao contrário do meu pai ainda não assisti a uma vitória do meu clube numa competição europeia. Mas no dia 18 de Maio de 2005 lá estive no Estádio de Alvalade onde o Sporting foi derrotado pelo CSKA de Moscovo por 3-1. Equipa que sempre foi matreira perante todos os seus adversários, também o foi perante os leões. Penso que Peseiro devia ter reagido melhor. O que também é um facto é que a equipa russa fazia o seu 18º jogo da época e a portuguesa o 51º...

A reter: Eliminação do Feyenoord, Vitória fora em Middlesbrough, 4-1 ao Newcastle nos quartos de final, a derrota mais saborosa do Sporting 3-2 em Alkmaar (ao que se seguiu a mais amarga com o CSKA).

Campeonato

Aqui o Sporting deve-se queixar dele próprio apesar de outros terem sido levados ao colo, já saberem que iam ganhar com meses de antecedência, e os seus sócios, apesar de felizes, terem a noção que a equipa é medíocre e não gostarem do treinador. Outros ainda transformaram um grupo vencedor num entreposto de jogadores e treinadores.

O Sporting começou mal. Até a 6ª jornada jogava mal e perdeu pontos preciosos. Quando a Taça UEFA apertou, já seria de esperar muito esforço e perda de alguns pontos. Não obstante e com lesões, castigos, quebras físicas e psicológicas, a equipa leonina fez boas exibições. Foi também capaz de não virar a cara à luta mesmo quando em alguns jogos o marcador lhe era adverso (isto em todas as competições). Fez excelentes exibições e deu várias goleadas – coisa rara na equipa verde e branca.

No campeonato não houve a regularidade necessária. Mas foi a equipa que esteve mais perto de uma regularidade superior, ao contrário de outros que só conseguiram almejar uma regularidade mediana.

Taça de Portugal

Vi quase todo um jogo épico com seis golos, em que a sorte foi madastra tal como outros intervenientes da contenda. Não fosse um mercenário marcar um golo tardio e teríamos conseguido meio caminho andado para a final do Jamor.

Foi uma carreira curta mas com um jogo bonito em que mais uma vez o Sporting dominou mas não ganhou. A sorte das bolinhas (adversários) não estava connosco.

terça-feira, maio 24, 2005

A Frase do Ano

Image hosted by Photobucket.com
LFV



"Pela minha palavra de honra, fomos sérios dentro e fora do campo"

Como ser Campeão


Image hosted by Photobucket.com
Sempre em forma



O Blog Sociedade Leonina é sintomático relativamente à forma como se chegou a conclusão de quem é o clube com mais pontos na Liga.



Passo a transcrever:



Últimas 6 jornadas:

Rio Ave x slb - Jogo sem casos. Slb perde 1-0.
Estoril x slb (ou vice-versa) - Mudança de Estádio. Segundo amarelo a um jogador aos 20 m (!!). Estoril fica com 9 o resultado em 1-1. Slb ganha 2-1.
slb x Belenenses - A 5 m do fim o resultado é 0-0. Depois marcou-se um penalty escandaloso. Slb ganha 1-0.
Penafiel - slb - Jogo sem casos. Slb perde 1-0.
Slb x Sporting - A 5 minutos do fim o resultado é 0-0. Golo irregular do slb. Slb ganha 1-0.
Boavista x slb - Penalty mal marcado a favor do slb. Slb empata.



Não é preciso dizer mais nada...

segunda-feira, maio 23, 2005

A Figura do Jogo

Image hosted by Photobucket.com



Quanto meti ao bolso?



Ao dar 3 de avanço ao Nacional, António Costa foi a figura do jogo Sporting 2 - Nacional 4. Conseguiu os seus objectivos a colocar o Sporting no 3º lugar e ao dar o apuramento directo aos seus dois concorrentes.



É só isto que tenho a dizer sobre este jogo. Mais tarde comentarei a época e os contornos do Campeonato. Parabéns aos benfiquistas realistas.

sexta-feira, maio 20, 2005

5000 Visitantes

Ontem este blog atingiu o valor de 5.000 visitantes desde 10.01.2005. Em pouco mais de quatro meses também teve mais de 7.500 visitas. Serão valores pequenos. Mas sou só um. E estes valores excederam as minhas espectativas e já tive comentários elogiosos ao meu estilo de prosa e à qualidade gráfica e organização do blog.
Quando comecei esta "aventura" queria opinar educadamente sobre o meu Sporting e sobre o futebol português. Sem ofensas, sem agressões verbais, assertivamente tecendo os meus comentários.
Penso que foi o que fiz até agora. Por vezes escrevi irritado, outras vezes fiquei alegre ou triste por forma a pouco dizer. Nestas vezes foi o chegar tão longe do meu Sporting que o justificou.
Também recebi comentários desrespeitadores da minha opinião ou opinião alheia aqui publicada. Os emissores dessas opiniões foram impedidos de tecer mais comentários. Qualquer que seja a preferência clubística de cada um há que ter educação para com os outros. Caso contrário, no limite, existiria um clube único, uma opinião única.
Espero continuar assim. Procurarei sempre fazer o melhor, respeitando todos, fazer análises objectivas quando for caso disso, ou emotivas quando for esse o caso (que felizmente já aconteceram e serão feitas caso outros clubes também dêm azo a isso).
Viva acima de tudo o Fair-Play!

quinta-feira, maio 19, 2005

UEFA Cup Final - Sporting 1 - CSKA 3

Image hosted by Photobucket.com

Contra-Ataques frios e certeiros deram nisto - festa russa.

Faço as seguintes perguntas:

Quem não sabia que os russos eram fortes no contra-ataque?

Quem não sabia que os russos eram fisicamente fortes e velozes?

Porque motivo Daniel Carvalho teve tantos espaços?

Se o Sporting quebrou fisicamente porque não se fizeram substituições mais cedo?

Apesar da derrota valeu pelo resto e por ter sido uma final europeia em Portugal.

Desculpem não dizer mais do que isto. Não morreu ninguém mas estou triste.Contra-Ataques frios e certeiros deram nisto - festa russa.

terça-feira, maio 17, 2005

Retiro o que disse

Image hosted by Photobucket.com
Eu bem tinha razão em protestar



Ricardo sofreu um contacto de Luisão na pequena área. Uma imagem que está disponível neste SITE prova que existe falta. Esta imagem foi mostrada ontem no programa Dia Seguinte da SIC Notícias.

Sendo assim, continuo a pensar que Ricardo tem algumas dificuldades em sair aos cruzamentos. No entanto, não foi esse o caso que ocorreu no Sábado. O Guarda-redes da Selecção Nacional calculou bem as distâncias.

segunda-feira, maio 16, 2005

Azar e Falta de Jeito

Image hosted by Photobucket.com
Por que é que eu não soquei a bola?



O Sporting teve azar ao perder 1-0 com o Benfica no Sábado à noite. Porque teve oportunidades para marcar (e para sofrer) e porque não foi inferior ao Benfica. No meu entender o empate seria o resultado mais justo.



O lance do golo é um lance duvidoso. Mas Luisão e Ricardo evitam tocar-se. Depois de bem vistas as coisas penso que não há falta. Apesar de Luisão obstruir visualmente Ricardo. Mas isto não é falta... Rciardo, mais uma vez, e na presença de uma bola alta e também sabendo que o Benfica tinha um jogador com mais de 1,90 m, devia ter socado a bola. Ao tentar apanhar só lhe restava ter provocado o choque com Luisão. Estando na pequena área não podia ser tocado por ninguém da equipa adversária.



Beto foi bem expulso pois segundo parece ofendeu o fiscal de linha. Estava aborrecido com o lance do golo. Que podia ter-lhe parecido falta. Houve aqui dualidade de critérios. Simão na primeira parte mandou o árbitro para o Car(v)alho e continuou em campo.



Finalmente uma referência para os remates de Hugo Viana e Rochemback. Estes também podiam ter resolvido a contenda.

sexta-feira, maio 13, 2005

Que Gestão Económico-Financeira?

Image hosted by Photobucket.com
O que faço a tanto dinheiro?



É caso para dizer isto mesmo. O que fazer a tanto dinheiro? O Porto (FCP) vendeu no espaço de um ano seis grandes jogadores criados por Mourinho: Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Deco Maniche, Derlei e Costinha. Este último já tinha nome antes de chegar ao Porto. Em troca recebeu 19 milhões de contos! e Ricardo Quaresma...



Repito 19 milhões de contos. Dava para pagar uma boa fatia do novo Estádio do Dragão e/ou do Centro de Estágio do Olival. Assim o passivo azul e branco dimunuia muito. Não parece que tenha acontecido isto.



Pelo contrário, aumentaram as despesas com uma série de jogadores brasileiros de qualidade sofrível ou duvidosa. Alguns já saíram, inclusivamente. A excepção será Diego. Mas este jogador é ainda uma boa fruta verde. É de notar que o FCP esta época, para o campeonato já utilizou mais de 30 jogadores... Sintomático de todas as más exibições e de 3 treinadores. Resultado: se ganhar o campeonato será com muita sorte; marcou até à 32ª jornada 36 golos, tantos como o quase despromovido Estoril...



Se calhar já disse isto, ou alguém já disse. Qual o motivo para tanto dinheiro desbaratado? Uma possibilidade será Jorge Mendes, empresário de jogadores ou outro com quem o FCP trabalha ganhar comissões só com transferências. Parece-me que não é o caso de Jorge Mendes. Mas os dois últimos jogadores a sair são representados por ele. Estranho! Também é natural que os jogadores queiram sair. Mas porque não seguir o "velho método" de PC: comprar barato e vender caro? Terceira possibilidade: PC depende das máfias russas? Não vejo outra justificação possível para além destas três.



Conclusão: se o passivo tivesse sido aligeirado, mesmo com maus resultados desportivos este ano na próxima época o FCP poderia começar uma nova caminhada mas com uma certeza: um fardo financeiro muito mais leve, o que os seus clubes rivais não tiveram oportunidade de ter!

terça-feira, maio 10, 2005

Mais uma Vitória

Image hosted by Photobucket.com

Paito - Um elemento que se portou bem


O Sporting ganhou ontem em casa ao Vitória de Guimarães por 1-0, com o tento solitário a ser apontado por Tello de livre directo. Os verdes e brancos conseguiram controlar o jogo quase sempre, mesmo quando o Guimarães teve alguma iniciativa. Os vitorianos só criaram algum perigo depois do golo leonino. Em todo o encontro foram duros, tendo o árbitro mostrado vários amarelos. Pena foi que tivesse medo (ou falta de vontade?) de mostrar o 2º amarelo a dois elementos do nosso adversário. Quanto à arbitragem ainda há que referir o amarelo mostrado a Liedson. Foi forçado. Quais as reais intenções da equipa de arbitragem?

Na equipa verde e branca todos cumpriram os mínimos. Destaquei Paito porque ele não cometeu erros infantis como fez em jogos anteriores. Todos estiveram motivados e esforçados, com especial destaque para Beto e a sua lesão facial. De resto foi o habitual. O Sporting aproveitou bem os espaços que os brancos deram e soube travar os ímpetos atacntes dos dois extremos vimaranenses: Marco Ferreira e César Peixoto.

Com cabeça, calma, arenção redobrada, esforço, dedicação e devoção seremos campeões. Na Luz quem tem que porcurar o golo é o Benfica. Que o Sporting também tenha sorte, pois até agora foi quem mais e melhor a procurou.

domingo, maio 08, 2005

O que é que é isso ó meu?

Image hosted by Photobucket.com
Jorge Perestrelo 1948-2005



Agora já não há quem ripe na rapaqueca. Já não há quem relate as suas emoções. Já só há quem relate o jogo que vê. Como relator das suas emoções, não escondeu no último jogo que relatou o gosto na passagem do Sporting - rival do seu Benfica - à final da Taça UEFA. Como benfiquista que era foi sempre com uma grande emoção que vivia as vitórias e derrotas do seu Benfica.



Não gostava muito de o ouvir. Só quando ficava tão interessado no jogo quanto ele. O que aconteceu depois do jogo no Sporting na Holanda. Fiquei a pensar para mim: quero ouvir o grito do Jorge Perestrelo. Foi isso que fiz com muito gosto. Era uma pessoa respeitadora de todos, mesmo dos rivais. Pena foi que uma pessoa pequena na posição mais elevada do seu clube que tanto amava tenha dito que foi a Lei da vida. Que raio de Lei! Esta Lei não leva pessoas jovens de 56 anos e muito mais jovens e vivas como era no seu trabalho. RIPA NA RAPAQUECA!

sexta-feira, maio 06, 2005

Vamos à Final

Image hosted by Photobucket.com
Vitória do acreditar até ao fim faça que tempo faça



Perante um adversário forte mas com ajudas o Sporting passou apesar da derrota por 3-2 em Alkmaar (4-4 agragado).



É uma alegria indescritível o que sinto!



Dia 18 de Maio de 2005 vou assistir a um jogo do meu Sporting!



VIVA O SPORTING!

quarta-feira, maio 04, 2005

Parabéns na Mesma

Image hosted by Photobucket.com
Um lance tão disputado como todo o jogo em que o Red saltou um pouco mais que o Blue



Parabéns na mesma. Não é um golo duvidoso, e que para mim não existiu, que tira o brilho à equipa de Mourinho. O Chelsea não teve a sorte do jogo. Mas mostrou ser tão bom ou melhor que os Red Devils de Anfield Road. (Liverpool 1 - Chelsea 0 - Agg.1-0 - 1/2 Final CL)

segunda-feira, maio 02, 2005

A Vitória da Gestão do Esforço

Image hosted by Photobucket.com
As minhas poupanças deram resultado



José Peseiro ganhou a aposta de poupar jogadores e de gerir o esforço desta equipa. Ganhou o jogo (que não vi) por 3-0 em Braga contra o até ontem 3º classificado. Segundo se diz conseguiu neutralizar os bracarenses a partir dos 15 minutos. Ficou assim provada a qualidade do plantel verde e branco.



Uma chamada de atenção para três jogadores: Pinilla, Ricardo e Tello. O primeiro, apesar de esquecido e mal amado (também por mim) deu a volta por cima e demonstrou que o golo de 5ª feira não foi só um acaso de sorte. O segundo conseguiu evitar aquilo que seria o 1-0 para o Braga aos 10 minutos de jogo. O terceiro penso que se enqudrou bem na equipa e fez duas assistências.

Parabéns José Mourinho!

Image hosted by Photobucket.com
Eu não disse mas fui Campeão!



José Mourinho merece o título de campeão de Inglaterra. Foi a melhor equipa. A mais regular, a que menos errou. Apesar de não apresentar sempre um futebol bonito foi eficaz.



Portugal só lhe tem a agradecer pelo bom nome que deu ao País. Às vezes é arrogante sim senhor. Mas é um excelente técnico, capaz de mobilizar um plantel, etc, etc, como já tive oportunidade de dizer.



Que tenha o melhor sucesso amanhã. Que continue a ser um embaixador indirecto de Portugal. E quando se ligar um televisor se veja que aquela equipa joga "à Mourinho". Quando vi o Chelsea esta época parecia-me que tinham pintado as rescas brancas do Porto.