quinta-feira, maio 26, 2005

Época 2004-2005 1/3 - As provas


O Sporting não ganhou nenhuma das três provas em que estava envolvido.

Taça UEFA

Excedendo as minhas expectativas alcançou a final da Taça UEFA. Fazendo um total de 15 jogos, ultrapassou vários adversários difíceis com esforço, mérito e sorte. Marcar um golo aos 122 minutos é sorte. Outros adversários fortes ficaram pelo caminho na competição.

Ao contrário do meu pai ainda não assisti a uma vitória do meu clube numa competição europeia. Mas no dia 18 de Maio de 2005 lá estive no Estádio de Alvalade onde o Sporting foi derrotado pelo CSKA de Moscovo por 3-1. Equipa que sempre foi matreira perante todos os seus adversários, também o foi perante os leões. Penso que Peseiro devia ter reagido melhor. O que também é um facto é que a equipa russa fazia o seu 18º jogo da época e a portuguesa o 51º...

A reter: Eliminação do Feyenoord, Vitória fora em Middlesbrough, 4-1 ao Newcastle nos quartos de final, a derrota mais saborosa do Sporting 3-2 em Alkmaar (ao que se seguiu a mais amarga com o CSKA).

Campeonato

Aqui o Sporting deve-se queixar dele próprio apesar de outros terem sido levados ao colo, já saberem que iam ganhar com meses de antecedência, e os seus sócios, apesar de felizes, terem a noção que a equipa é medíocre e não gostarem do treinador. Outros ainda transformaram um grupo vencedor num entreposto de jogadores e treinadores.

O Sporting começou mal. Até a 6ª jornada jogava mal e perdeu pontos preciosos. Quando a Taça UEFA apertou, já seria de esperar muito esforço e perda de alguns pontos. Não obstante e com lesões, castigos, quebras físicas e psicológicas, a equipa leonina fez boas exibições. Foi também capaz de não virar a cara à luta mesmo quando em alguns jogos o marcador lhe era adverso (isto em todas as competições). Fez excelentes exibições e deu várias goleadas – coisa rara na equipa verde e branca.

No campeonato não houve a regularidade necessária. Mas foi a equipa que esteve mais perto de uma regularidade superior, ao contrário de outros que só conseguiram almejar uma regularidade mediana.

Taça de Portugal

Vi quase todo um jogo épico com seis golos, em que a sorte foi madastra tal como outros intervenientes da contenda. Não fosse um mercenário marcar um golo tardio e teríamos conseguido meio caminho andado para a final do Jamor.

Foi uma carreira curta mas com um jogo bonito em que mais uma vez o Sporting dominou mas não ganhou. A sorte das bolinhas (adversários) não estava connosco.