sexta-feira, maio 13, 2005

Que Gestão Económico-Financeira?

Image hosted by Photobucket.com
O que faço a tanto dinheiro?



É caso para dizer isto mesmo. O que fazer a tanto dinheiro? O Porto (FCP) vendeu no espaço de um ano seis grandes jogadores criados por Mourinho: Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Deco Maniche, Derlei e Costinha. Este último já tinha nome antes de chegar ao Porto. Em troca recebeu 19 milhões de contos! e Ricardo Quaresma...



Repito 19 milhões de contos. Dava para pagar uma boa fatia do novo Estádio do Dragão e/ou do Centro de Estágio do Olival. Assim o passivo azul e branco dimunuia muito. Não parece que tenha acontecido isto.



Pelo contrário, aumentaram as despesas com uma série de jogadores brasileiros de qualidade sofrível ou duvidosa. Alguns já saíram, inclusivamente. A excepção será Diego. Mas este jogador é ainda uma boa fruta verde. É de notar que o FCP esta época, para o campeonato já utilizou mais de 30 jogadores... Sintomático de todas as más exibições e de 3 treinadores. Resultado: se ganhar o campeonato será com muita sorte; marcou até à 32ª jornada 36 golos, tantos como o quase despromovido Estoril...



Se calhar já disse isto, ou alguém já disse. Qual o motivo para tanto dinheiro desbaratado? Uma possibilidade será Jorge Mendes, empresário de jogadores ou outro com quem o FCP trabalha ganhar comissões só com transferências. Parece-me que não é o caso de Jorge Mendes. Mas os dois últimos jogadores a sair são representados por ele. Estranho! Também é natural que os jogadores queiram sair. Mas porque não seguir o "velho método" de PC: comprar barato e vender caro? Terceira possibilidade: PC depende das máfias russas? Não vejo outra justificação possível para além destas três.



Conclusão: se o passivo tivesse sido aligeirado, mesmo com maus resultados desportivos este ano na próxima época o FCP poderia começar uma nova caminhada mas com uma certeza: um fardo financeiro muito mais leve, o que os seus clubes rivais não tiveram oportunidade de ter!