quinta-feira, março 24, 2005

A nossa Selecção


Quero esse sorriso Quarta-Feira à noite! Posted by Hello
Na Quarta-Feira Portugal joga mais um jogo com um adversário directo na conquista de um lugar para qualificação para o Mundial de 2006 na Alemanha. É com a Eslováquia, 2ª classificada do nosso grupo 3. Esta selecção fica no Sábado com o mesmo número de jogos de Portugal depois de defrontar a Estónia (lista de jogos). Muito provavelmente ganha o jogo e fica colada a Portugal.
Este grupo não é tal fácil como parece. Portugal, Eslováquia e Rússia - sim, a mesma que foi goleada em Alvalade - são as 3 selecções candidatas à vitória. É que os ex-soviéticos só perderam com Portugal... e reagiram bem à derrota.
Os próximos dois confrontos de Portugal são com a Eslováquia. São dois jogos muito importantes. Duas vitórias são dois passos de gigante, que Portugal pode dar. Basta ter uma atitude séria, concentrada, de não virar a cara à luta para ganhar esses jogos. É de evitar a displiscência que foi patente no jogo com o Liechtenstein e que resultou num empate desnecessário.
Uma referência para Scolari.
Este líder - porque é disso que se trata - conseguiu fazer uma transição sem traumas da geração Campeã do Mundo de juniores de 1989 e 1991 para a geração seguinte. Conseguiu unir um país à volta de uma camisola, sem que se estivesse a olhar para a camisola do clube que fica por baixo da vermelha da Selecção. Conseguiu colocar pessoas que raramente jogam em conjunto como se treinassem todos os dias em conjunto.
Outra coisa não seria de esperar, pois ele trata o seu trabalho como se tratasse dos seus filhos. Elogia quando é preciso e repreende quando também é preciso. Qualquer grande líder sente esta paixão / interesse paternal por aquilo que comanda. Só é preciso que os jogadores continuem a ouvir o que ele diz.
Boa sorte Felipão!