terça-feira, março 22, 2005

A metologia de Mourinho


E depois da minha passagem? Posted by Hello
José Mourinho é hoje um treinador de topo na Europa. Goste-se ou não. Seja ou não seja provocador. Chamem-lhe mentiroso ou não.
Parece-me que ele faz um bom aproveitamento de jogadores e plantel. Consegue transformar jogadores razoáveis em bons ou muito bons jogadores.
É capaz de motivar um plantel. Quer os que jogam, quer os que não jogam. E isto é difícil. Também tem, segundo ele diz e é verdade, a motivação extra de ter jogadores que nunca ganharam nada e têm fome de vitórias.
É disciplinador e directivo ao ponto de estrelas se submeterem ao seu esquema táctico, confinando-as a específicas e determinadas funcões. A equipa e os resultados sobrepõem-se a vedetismo individual.
No meio disto tudo, no Porto, equipa de topo, já houve o depois de Mourinho. Com os resultados que se vêm.
  1. Com saídas de vários jogadores. Muitos no meu entender - casos das saídas já depois de se iniciar a época.
  2. Com jogadores com um baixo nível exibicional comparado com o dos últimos dois anos. Veja-se Nuno Valente, Maniche, Costinha, McCarthy.
Ora o que se passa aqui? Será que a culpa é só de que ficou, com Pinto da Costa à cabeça? Penso que no caso específico do Porto não é só isso. A gestão de Recursos Humanos de Mourinho pode ter provocado o que aconteceu este ano.
As saídas de Derlei, Carlos Aberto, Maciel não teriam sido prometidas no ano passado no caso de êxitos como se verificou? Não seria uma motivação extra que não existe agora? E também não falta aos que não sairam - ex. Maniche?
O baixo nível exibicional não se deverá ao excessivo esforço dos jogadores acima referidos no ponto 2?
O que acontecerá no Chelsea?
Mourinho estará lá mais tempo. Procurará fidelizar os jogadores, pelo menos os jogadores chave? Penso que sim. Mas manterão o mesmo nível exibicional durante 3 ou 4 épocas?
Espero para ver.
Em períodos curtos Mourinho é excelente.
E em períodos longos?