segunda-feira, abril 13, 2009

Um contributo de um sportinguista

Na véspera de uma Assembleia Geral (Histórica) do SCP que se irá realizar no próximo dia 17 de Abril permito-me elencar duas notas, as quais passo a descrever.

(primeira nota)

O futebol português à semelhança de outros futebóis europeus encontra-se á beira da falência. É assim também em Espanha, Inglaterra e Itália.

Causas principais:

 Custos exagerados no futebol, regra geral muita acima da capacidade financeira dos respectivos clubes;

 Esgotamento do modelo empresarial assente nas SADs;

 Esgotamento do modelo competitivo;

 Níveis baixos de transparência equidade na redistribuição dos rendimentos provenientes das competições;

 Indícios de fortes meios de corrupção associada;

 Desequilíbrios significativos na constituição dos planteis. Muitos dos planteis não tem identidade;

 Ausência de politicas uniformizadas quanto à transferência de atletas, valores dos passes, politicas fiscais aplicáveis.

O SCP insere-se, enquanto Clube e SADE, nesta problemática.

(segunda nota)

Situação particular do Sporting

(a) Breve resenha histórica recente.

(a.1) No início da década dos anos 90 o SCP era, por muitos considerado, um clube falido. Como dizia, na altura, o seu presidente (Sousa Cintra) não havia uma instituição financeira que emprestasse ao clube um tostão (cêntimo).

(a.2) Com o presidente José Roquete inicia-se em 1996 um processo de recuperação / reestruturação (projecto Roquete) que culmina na estruturação do grupo SCP que basicamente se constitui da seguinte forma:


SPORTING (Clube)
Núcleos (246)

Sporting SAD
Sporting SGPS
Sporting Património e Marketing
Sporting Gestão
Sporting Multimédia,SA

Estádio José Alvalade
Academia / Alcochete

De uma situação de quase falência passa para uma situação com boas perspectivas de evolução e progressão em que os seus principais credores (bancos) apostaram na sua continuidade.

Esta nova realidade deveu-se, fundamentalmente, a um grupo de homens dos quais destacamos: José Roquete (cérebro); Miguel Galvão Teles; Ernesto Ferreira da Silva.

Em consequência os resultados desportivos não se fizeram esperar e o clube começou, praticamente, a ganhar em todas as modalidades, incluindo no futebol.

Futebol onde ganha dois campeonatos nacionais, várias taças de Portugal e super-taças e é finalista vencido da taça UEFA. Começa também a garantir a presença regular na Liga dos Campeões.

Mas é no futebol formação onde o Sporting ganha em todas as frentes. É aqui que o clube se torna numa referência nacional e internacional.

Das escolas formativas do clube saem grandes talentos do futebol, como são os casos de Figo, Simão Sabrosa, Quaresma, Cristiano Ronaldo, Nani, Moutinho e Veloso. Na forja estão ainda Yanick Djalo, Pereirinha, Rui Patrício, Daniel Carriço e Adrien Silva.

a.3) Mas a vida evolui e se este raciocínio é valido para as pessoas também o é para as sociedades. Com o tempo começaram a surgir novos problemas que obrigaram o grupo a equacionar novas soluções para enfrentar novos problemas.

Para Roquete o SCP só seria viável se fizesse parte integrante de um projecto empresarial em que a formação seria o seu produto principal, associado a outras actividades empresariais – saúde, lazer, marketing e multimédia.

Com o tempo o projecto veio a revelar-se “curto” para responder às necessidades de financiamento do grupo.

Efectivamente o panorama não é famoso (dados referentes ao primeiro semestre da época 2008/2009) mostram que a SAD tem uma dívidad acumulada de 141,9 milhões de euros

Se a estes valores, preocupantes, da SAD juntarmos os referentes às restantes empresas do Grupo Sporting a divida acumulada ascende a 240 milhões de euros. Situação insustentável, sobretudo, pelo serviço da dívida inerente.

(b) Alternativas

Os diagnósticos estão feitos e os sportinguistas, a sua maioria, sabem que o clube só será governável quando o valor da dívida acumulada atingir o montante máximo de 150 milhões de euros.

Para isso é importante efectuar uma nova reestruturação que passa por criar uma situação de estabilidade para a vida económica e financeira do clube. Para o efeito a proposta do actual presidente e direcção do clube é a seguinte:

(b.1) Reduzir o endividamento drasticamente através da emissão de Valores Imobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC). A banca, numa primeira fase, assumirá a aquisição desses títulos e posteriormente tratará de os negociar. Para financiar esta operação a banca exige que a SAD fique com a propriedade de um conjunto de activos actualmente na posse de outras sociedades do grupo. Estão nesta situação o Estádio e a Academia de Alcochete.

(b.2) Modernizar o Conselho Leonino para que seja mais eficiente nas operações essenciais à vida do clube;

(b.3) Reduzir e remunerar os dirigentes do Conselho Directivo de maneira a tornar as suas funções mais eficientes e rentáveis.

(c) Outras alternativas

Sinceramente, julgo, que na situação actual, será muito difícil encontrar outra (s) solução viável para o clube. Se a (s) houvesse, não tenhamos dúvidas, que já teria aparecido.
Por isso é importante que no próximo dia 17 de Abril os SPORTINGUISRAS votem favoravelmente e massivamente nas propostas de Soares Franco.



Carcavelos,12 de Abril de 2009

Pedro Vieira (pedro.vieira55@gmail.com)