Este jogador que se tornou um ídolo verde e branco foi comprado por catálogo. Sousa Cintra quando o comprou nunca tinha visto jogar e pensava que era outro jogador.
Não obstante ficámos com um jogador esforçado e determinado. Se não marcava cansava as defesas adversárias e outros tinham as oportunidades para marcar. Esta abnegação foi a pedra de toque para cair no goto dos sportinguistas.
Durante dez anos vestiu de verde e branco tendo lhe sido detectado uma arteriosclerose na última época. Teve de se retirar do futebol.
O seu momento de glória foram os dois golos marcados ao Marítimo na final da Taça de Portugal em 1994/95 com os quais o Sporting selou uma vitória de 2-0 sobre os insulares.
Antes só tinha jogado na sua Bulgária natal, como acima se pode comprovar.
Yordanov esteve no Mundial de 1994 onde se destacou a trinco. E que bem que ele limpava as bolas de cabeça, ajudando a Bulgária a chegar ao inédito 4º lugar.
Este ainda do Euro 1996 e no Mundial de 1998 como se pode comprovar na seguinte foto.
Em cima: Trifon IVANOV, Zdravko ZDRAVKOV, Radostin KISCHISCHEV, Ivaylo PETKOV, Ivaylo IORDANOV, Luboslav PENEV, Em baixo: Ilian ILIEV, Anatoli NANKOV, Hristo STOITCHKOV, Krassimir BALAKOV, Zlatko YANKOV
Foi o Futebolista do Ano Búlgaro em 1998 como AQUI se pode verificar.
Vedeta ou Marreta? Votação até 04/05/2009
Parafraseando o GreenHeart foi vedeta (pelo que se disse) mas algumas vezes marreta.
VEDETA pelo seu Sportinguismo serôdio mas bem marcado e marcante.
terça-feira, abril 28, 2009
Ivaylo Stoimenov Yordanov
Publicada por António Gouveia à(s) 08:07
Etiquetas: AG, Antigos Jogadores
Subscrever:
Comment Feed (RSS)
|