As unhas de Jorge Gonçalves já tinham passado. Sousa Cintra comprou três jogadores búlgaros. Yordanov, Guenchev e Balakov. O primeiro, a ser analisado posteriormente, tornou-se um sportinguista de coração apesar de ter sido comprado por "catálogo". O segundo não se impôs. Sobre Balakov fica aqui uma análise.
Balakov no seu último jogo oficial marcou um golo
Foi um virtuoso que passou por Alvalade. Enchia o campo e brilhava como poucos. Era um jogador com um baixo centro de gravidade e tecnicamente perfeito. Aliava estas qualidades a uma visão de jogo excelente e uma boa capacidade de finalização, quer em bolas corridas, quer em bolas paradas.
Foi colega de Figo, Peixe, Juskowiak, Marco Aurélio, Nelson, Paulo Torres, Luisinho, Venâncio, Cadete, Valckx, Capucho, Paulo Sousa, entre outros...
Esteve cinco anos entre nós. Depois rumou a Estugarda onde destilou classe durante oito anos. O ordenado era outro a a Lei Bosman já se fazia sentir. Não obstante é um jogador querido em Alvalade e faz saudades. Hoje em dia será difícil ter um jogador estrangeiro com tanta qualidade e durante tanto tempo em Alvalade.
Ganhou uma Taça de Portugal em 1994/95. Em Estugarda ganhou duas Taças Intertoto 1999/2000 e 2001/2002, bem como a Taça da Alemanha em 1996/97. Foi o futebolista búlgaro em 1995 e 1997.
Como treinador ganhou a Taça Intertoto em 2006/2007 pelo Grasshoppers. Na época transacta treinou o Saint Gallen também suíço, estando agora num clube da sua Bulgária.
Aqui ficam em vídeo alguns pormenores da sua excelência enquanto médio sportinguista.
Vedeta ou Marreta? O veredicto será publicado a 14/02/2009 de acordo com a caixa de comentários.
Unânime Vedeta. O veredicto não oferecia quaisquer dúvidas. Por isso mesmo valeu a pena recordar!
domingo, fevereiro 15, 2009
Krassimir Guenchev Balakov
Publicada por António Gouveia à(s) 19:16
Etiquetas: AG, Antigos Jogadores
Subscrever:
Comment Feed (RSS)
|