domingo, fevereiro 15, 2009

Krassimir Guenchev Balakov

Balakov

As unhas de Jorge Gonçalves já tinham passado. Sousa Cintra comprou três jogadores búlgaros. Yordanov, Guenchev e Balakov. O primeiro, a ser analisado posteriormente, tornou-se um sportinguista de coração apesar de ter sido comprado por "catálogo". O segundo não se impôs. Sobre Balakov fica aqui uma análise.

Balakov
Balakov no seu último jogo oficial marcou um golo

Foi um virtuoso que passou por Alvalade. Enchia o campo e brilhava como poucos. Era um jogador com um baixo centro de gravidade e tecnicamente perfeito. Aliava estas qualidades a uma visão de jogo excelente e uma boa capacidade de finalização, quer em bolas corridas, quer em bolas paradas.

Balakov - Carreira Leonina

Foi colega de Figo, Peixe, Juskowiak, Marco Aurélio, Nelson, Paulo Torres, Luisinho, Venâncio, Cadete, Valckx, Capucho, Paulo Sousa, entre outros...

Esteve cinco anos entre nós. Depois rumou a Estugarda onde destilou classe durante oito anos. O ordenado era outro a a Lei Bosman já se fazia sentir. Não obstante é um jogador querido em Alvalade e faz saudades. Hoje em dia será difícil ter um jogador estrangeiro com tanta qualidade e durante tanto tempo em Alvalade.

Balakov - Carreira Jogador

Ganhou uma Taça de Portugal em 1994/95. Em Estugarda ganhou duas Taças Intertoto 1999/2000 e 2001/2002, bem como a Taça da Alemanha em 1996/97. Foi o futebolista búlgaro em 1995 e 1997.

Como treinador ganhou a Taça Intertoto em 2006/2007 pelo Grasshoppers. Na época transacta treinou o Saint Gallen também suíço, estando agora num clube da sua Bulgária.

Balakov - Carreira Treinador

Aqui ficam em vídeo alguns pormenores da sua excelência enquanto médio sportinguista.

Vedeta ou Marreta? O veredicto será publicado a 14/02/2009 de acordo com a caixa de comentários.

Unânime Vedeta. O veredicto não oferecia quaisquer dúvidas. Por isso mesmo valeu a pena recordar!