quinta-feira, dezembro 18, 2008

A Imagem do Futebol Português

Futebol Português

Foi um achado. Já há muito que pretendia expor as ideias infra até que encontrei esta imagem que é a que melhor espelha o Futebol Português nos últimos 30 anos.

Na 1ª fila e da esquerda para a direita podemos ver (o último listado está na 2ª fila):

  • 1 - Joaquim Raposo - Autarca. Tal como mais de 300 semelhantes gosta de ver o nome do seu município em todos os jornais quando o clube da sua terra joga. Esta vaidade, que também é uma necessidade de visibilidade num país apaixonado pelo futebol, criou um mundo cinzento, obscuro e por vezes - demasiadas vezes - corrupto entre futebol e poder político no caso local. Apesar de ter uma imagem razoável deste autarca o que é certo é que está na tribuna deste pequeno mas vazio campo de futebol quando está presente o Presidente do mais titulado clube português do regime democrático.
  • 2 - Pinto da Costa - O Papa Eucalipto, o Dono do Sistema. Ano após ano tem ajudado a reduzir as espécies do futebol português a três grandes espécies. As outras não passam de ervas daninhas em cujos estádios vão cada vez menos pessoas. Isto em virtude de uma nova ordem sócio desportiva mas também da incapacidade dos principais agentes desportivos se unirem na necessidade de dar competitividade e consistência a outras "espécies" que não as três grandes. Como "Dono do Sistema" conseguiu valer-se da vaidade do agente "Autarca" e do agente "Empresário Vaidoso" para diminuir os poderes destes e aumentar o seu a um nível médio em termos europeus. Se internamente (leia-se dentro do seu clube) é excelente, externamente é altamente pernicioso;
  • 3 - Presidente do Estrela da Amadora - Empresário Vaidoso. Nem sei o nome dele. Apesar do escândalo - igual a tantos outros - de salários em atraso se manter desde o inicio da época, não sei mesmo o nome dele. Mas está bem vestido e anda de Mercedes. Foram muitos que se renderam ao Sistema e ao seu CEO - Reinaldo Teles. Este prometia o mesmo a vários e ao mesmo tempo. O que era impossível cumprir. Mas os "encaixes" já estavam garantidos. Também temos a noção que os clubes têm um défice estrutural de exploração crónico. Mas este problema fulcral não é resolvido. A bem do Sistema (de favores)!
  • 5 - Joaquim Oliveira - O Homem da Publicidade e da SportTV. O irmão do António Oliveira jogador do Sporting chegou longe. Segundo reza a história começou a sua vida desportiva a acartar paineis publicitários. Depois foi intermediário de marketing entre empresas e clube com gestão artesanal. Quando os clubes não souberam negociar com a RTP monopolista da altura passou a ser intermediário para este serviço. Monopolizou a compra deste serviço aos clubes sem olhar aos meios para atingir os fins. Com o surgimento da SportTV o seu poder foi-se alargando a outros meios de comunicação social. É o UnCitizen Kane de Penafiel;
  • 3 - Adelino Caldeira - O Profissional da SAD. (atrás do Presidente do Estrela na 2ª fila) Foi embolsar a bom embolsar desde 2003. Mas já antes disso tinha sido, mesmo antes de existir SAD. Comprar barato e vender caro foi um lema ainda hoje presente na parte oriental da VCI (infelizmente já não é na parte ocidental). Há que geral o dinheiro o mais profissional possível. E ele sabe o fazer mas há dinheiro que inexplicavelmente falta mas também o seu clube vai atingindo os elevados objectivos que o seu clube se propõe.
Tudo existe, tudo isto é triste, tudo isto é fado. O fado do futebol português. Em que a justiça é cooperante com o Sistema.

Mais tarde falarei da eucaliptização do sistema.