quarta-feira, dezembro 10, 2008

Aproveitar o Sorteio

Champions League

Após um sorteio relativamente favorável - coisa rara - soubemos aproveitar as oportunidades que tivemos.

Basileia 2008/2009

Não temos equipa para o Barcelona. Estes, a jogar como jogam, bastou-lhes jogar a meio gás para nos derrotarem em dose dupla. Se em Nou Camp estivemos perto do empate em Alvalade ganhámos por 4-3 mas o resultado foi 2-5. Pura ilusão. Nos dois casos bastava o Barcelona jogar a 75% e não a 50% para ter vitórias ainda mais categóricas.

O Shaktar Donetsk é uma nova equipa de Leste. Com vários elementos autóctones ou de paises vizinhos e um punhado de brasileiros rápidos têm uma equipa que dá luta na Europa do futebol. Pena foi que encontraram uma equipa que conhece o futebol canarinho de gingeira e os relegou para a Taça UEFA. Mas a sua qualidade futebolística evidenciou-se pelo 2º ano consecutivo, embora com menos brilho.

Os suiços do Basileia acabaram por ser o elo mais fraco deste grupo. Falharam marcações, deram espaços e tiveram pormenores pouco dignos do topo do futebol europeu. O Sporting soube aproveitar os dois jogos para amealhar pontos, euros e gerir esforço.

O Sporting teve uma participação positiva em função daquilo que são as suas potencialidades e limitações no âmbito do futebol europeu. Aproveitou o que tinha a aproveitar e foi suplantado por um colosso quase ao ralenti. Quando assim é nada a opor.

Vêm ai agora os oitavos de final. Esperemos por uma equipa que nos permita ultrapassá-la em dois jogos. Se for mais forte que tenhamos a sorte de fazer dois bons jogos e minimizar o seu potencial. Se for mais fraca que nos permita quantificar em golos essa superioridade.