quinta-feira, dezembro 08, 2011

Champions League - Uma reflexão

Finalizou-se ontem a fase de grupos da CL 2011/2012.
Sinais dos tempos, ou não obtivemos um resultado para um sorteio no próximo dia 16 de Dezembro atípico. Passo a explicar:
Itália: 3 Inter, Milan e Napoles
Alemanha: 2 Bayer e Leverkusen
França: 2 Marselha e Lyon
Espanha: 2 Real e Barcelona
Inglaterra: 2 Chelsea e Arsenal
Rússia: 2 CSKA e Zenit
Portugal: 1 Benfica
Suíça: 1 Basileia
Chipre: 1 Appoel

Estas são as equipas apuradas. Que conclusões tiramos? Claro que o afastamento do ManU é uma novidade mas uma equipa que nesta altura só tem Rooney e Nani é manifestamente pouco para quem é um colosso do futebol Mundial. Sir Alex estará de saída? Penso que talvez não, mas a estrutura da equipa está muito débil. De Gea não se mostra com estatura (física e mental) para substituir Van der Saar, Vidic e Carrick há muito tempo afastados do onze quer por lesões quer por opção e uma nova geração de jogadores que ainda se mostra pouco competitiva (Wellbeck, os gémeos Silva, Smalling, Phil Jones, Anderson (que não se afirma) e muitos outros) não fazem esquecer a fornada de cantera onde existia Scholes, Neville, Beckham, e já o hiper veterano Giggs, que claramente apesar da sua classe já não consegue chegar lá.
Outra surpresa a eliminação do ManC! Um plantel digno de um qualquer jogo de computador onde quase todos os jogadores tinham lugar nas melhores equipas do mundo. Falta de experiência do clube é certo mas os jogadores deveriam ter ido mais longe. O factor Tevez desequilibrou e vai para a Liga Europa.
De Espanha registo a ausência do Valencia, equipa que apesar da crise financeira que a assola tem um registo muito interessante na competição, lembro que não há muito tempo esteve em 2 finais consecutivas. Será mais uma para engrossar a lista da Liga Europa.
Pela positiva de registo, e aqui sim sinais dos tempos, que 2 equipas perfeitamente outsiders e são na fase a eliminar - Basileia e Appoel. Registo ainda que o Appoel é originário dessa potencia mundial o Chipre e estava no pote 4 do sorteio inicial, tendo conseguido a proeza de ganhar um grupo com 3 equipas bem mais fortes (todas elas venceram as Taça Uefa ou a Liga Europa recentemente).
Realço ainda a presença de 2 equipas Russas o que vem mostrar que o eixo parece estar a mudar de alguma forma, e o milionários Russos começam a tirar dividendos desportivos dos seus brutais investimentos.
Outro factor que gostaria de realçar o renascimento do futebol de clubes italiano, apenas pelo facto de nos ultimo anos a liga italiana ter perdido algum protagonismo desportivo e ganho por causas extra futebol, lembro a descida de divisão da Juventus e o Milan ter sido também arrastado por esse factor, tendo levado a uma hegemonia por parte do Inter de Mourinho (que inclusive ganhou uma CL), mas que se tornou nefasta ao futebol local. Claro que hoje continuam grandes equipas mas chamo a tenção para as medias de idade destas equipas que se mostram muito experientes face a concorrentes directos.
Obviamente termino com os hiper favoritos Real e Barcelona. Para mim se não houver um cruzamento anterior que se encontrem na final porque de facto nesta fase são as equipas mais poderosas da Europa.

Aguardemos pela próxima semana para conhecermos o alinhamento da Liga Europa e quem pode sair em rifa ao nosso Sporting, numa missão que nos parece bem espinhosa.