terça-feira, julho 19, 2011

De volta

Nestas duas últimas temporadas o Sporting fez a nível futebolístico e diretivo uma travessia do deserto.

A nível futebolístico em 2009-2010 os investimentos foram quase nulos e o 4º lugar foi disso resultado. Em 2010-2011 vimos sair dois ativo importantes mas desmotivados - João Moutinho e Miguel Veloso. Vimos chegar jogadores caros cujo contributo liquido global é bastante negativo para o Sporting, cujo expoente máximo foi Maniche, sócio??? do clube.

A nível diretivo tivemos uma política de saldar as contas sem investimentos (corretos) em capacidade competitiva de geração de receitas. Se quanto à primeira parte estou de acordo, quanto à segunda digo que se não há receitas não há capacidade de suportar orçamentos nomeadamente na componente da despesa que é o serviço da divida.

Vi assim com bons olhos as eleições que trouxeram uma mudança na política de contratações. Durante a campanha eleitoral pareceu-me que esta direção nos ia dar mais do modelo Roquete, mas não. Seguiu de certa forma uma mudança preconizada pela candidatura de Bruno de Carvalho que apostava em aquisições de jogadores relativamente baratos e com bom potencial. Há então que dar o beneficio da dúvida a esta candidatura.

Quanto a Domingos Paciência parece-me um técnico competente a quem foram dados os recursos humanos que no minimo lhe permitirão chegar à última jornada a lutar pelo titulo. Espero que a sua preferência clubistica não lhe tolde o discernimento. Espero também que o dito "sistema" não faça das suas.

Tenho visto com bons olhos o inicio de temporada, cujos resultados devem ser relativizados em função dos adversários. Quanto a disputas por lugares entre jogadores haverão sempre, mesmo quando os pasquins vermelhos não as empolem, como fazem agora com o renascido Postiga. Não me importa de ter reforços no banco que só valem 5 milhões de euros. Tomara eu que esse fosse o valor do jogador menos valioso do banco. Parece que não sabem o que fizeram a um investimento de 8,5 milhões de euros, agora recambiado para a pátria mãe.

E aqui volto a Domingos Paciência e às suas qualidades de gestão. Ele deve saber bem o que fazer nestas situações. Lembram-se de quando chegou um tal de Jardel que até ficou com a camisola n.º 16?

A época está lançada. Espero que em tons de verde e branco.

Voltarei aqui regularmente. Comentarei todas as jornadas das várias provas e todos os jogos que observar.