Teve a difícil tarefa de fazer esquecer Hector Yazalde. Mas o eterno capitão esteve convosco doze anos consecutivos após ter iniciado a sua carreira na CUF do Barreiro. É um jogador de estatura mediana mas que sempre soube esconder a sua falta de altura.
Oriundo de uma família sportinguista haveria de jogar neste grande clube. Em 1975 surgiram convites de Alvalade, das Antas e de Belém. Aceitou o convite que lhe foi feito pelos «leões», pois lembrou-se da premonição da mãe, que lhe disse que ele haveria de jogar no Sporting, que era o clube de toda a família.
Manuel Fernandes gosta de recordar dois momentos na sua carreira no Sporting: o facto de ter marcado um golo na vitória sobre a União de Leiria que deu o título na época de 79/80 e ter marcado quatro golos no célebre jogo dos 7-1 sobre o Benfica, realizado a 14 de Dezembro de 1986 "marquei quatro golos, uma sensação inesquecível, mas estou convencido que se o jogo durasse mais algum tempo... Mas, sinceramente, mais do que qualquer golo ou qualquer jogo, o maior momento de glória da minha vida foi aquele em que vesti, pela primeira vez, a camisola do Sporting". O Manel é daqueles sportinguistas que se chateiam com o agigantamento do clube da freguesia mais próxima sempre que jogam contra o Sporting. Daí o seu contentamento dos quatro golos num jogo.
Palmarés
• 2 Campeonatos Nacionais (1979/80 e 1981/82)
• 2 Taças de Portugal (1977/78 e 1981/82)
• 1 Supertaça (1982/83)
• Melhor marcador do Campeonato Nacional com 30 golos (85/86)
Manuel Fernandes foi duas vezes campeão no Sporting. Mais do que isso foi sempre um jogador educado e correcto. No Verão passado tive a oportunidade de o ver treinar o União de Leiria. Quando o abordei para tirar uma fotografia com o meu filho como ex-jogador do Sporting disse “o Jordão e eu fazíamos uma boa dupla de atacantes.”
Fez quase todo o consulado de João Rocha, tendo ainda ficado durante a presidência de Amado de Freitas. Acabou a carreira no Vitória de Setúbal, clube que treina actualmente.
Após várias paragens na Liga portuguesa, em 2000-2001 treinou temporariamente o Sporting mas os resultados infelizmente não corresponderam ao esperado numa época de transição e de muita entrada e saída de jogadores.
Vedeta ou Marreta? Votação na caixa de comentários até 11/12/2009
sexta-feira, novembro 27, 2009
MANUEL José Tavares FERNANDES
Publicada por António Gouveia à(s) 12:20
Etiquetas: AG, Antigos Jogadores
Subscrever:
Comment Feed (RSS)
|