segunda-feira, agosto 31, 2009

Crise no SCP ou antes crise no futebol em geral (I)

A situação actual do futebol profissional em Portugal permite-nos fazer a seguinte reflexão:

Parte 1,

1 - Situação particular do Sporting

Na década de 90 o SCP estava praticamente falido.
Foi um grupo restrito de sócios do clube, liderados por Roquete que iniciaram a recuperação do clube. Criaram um modelo empresarial e um modelo competitivo assente no futebol de formação.
O projecto veio a dar os seus frutos económicos e desportivos – um novo estádio, um excelente Centro de Formação (Academia de Alcochete) alguns títulos ganhos nas diferentes categorias do futebol;
Não teve êxito, bem pelo contrário, noutros domínios importantes para o clube – sócios e modalidades desportivas.
Nos últimos dois anos a situação financeira do clube tem vindo a agravar-se (divida acumulado 240 M.€) um valor tolerável, dum ponto de vista de gestão, andará por volta dos 150 M. €.
A Depressão existente no plantel foi a principal responsável pelos maus resultados alcançados no início desta época. As principais causas da mesma (depressão) tiveram a ver com (1º) a forma injusta como a equipa perdeu a final da Taça da Liga, (2º) a forma como o treinador da equipa foi tratado disciplinarmente pela FPF e Liga de Clubes, (3º) a maneira conturbada como decorreram as eleições recentes no clube e em que a equipa técnica e jogadores foram, muitas vezes, postos em causa por alguns (poucos) adeptos veio a agravar-se com estes.

O SCP é hoje um grupo complexo onde o futebol aparece como a sua principal área de negócio. A SAD, neste modelo empresarial, é um instrumento da sua gestão;

2. As SAD’s
O futebol na perspectiva das SAD’s é um negócio empresarial, como qualquer outro negócio é medido pelos resultados financeiros alcançados.
Este modelo que tem sido seguido pelas principais Ligas de Futebol encontra-se à beira da falência.

Na maioria das indústrias, um mau negócio vai à falência. No futebol, isso raramente acontece. Os clubes, ao contrário da maioria dos negócios, sobrevivem às crises porque os apoiantes continuam com eles independentemente da qualidade do produto.

Nota: Em 1923 a Liga Inglesa de Futebol era formada por 88 clubes. Passados 86 anos continuam a existir esses clubes. No mesmo período metade das 100 maiores empresas do mundo deixaram de existir, enquanto as outras mudaram de sector ou de localização.

(continua)