domingo, janeiro 11, 2009

Novo Presidente? Mesmo Perfil!

Photobucket

O Sporting vai mudar de presidente no fim desta época futebolística.

Como bom cidadão que é Filipe Soares Franco vai abandonar a Presidência Verde e Branca.

Infelizmente é o que faz sentido. O nosso presidente tem noção que um clube como o SCP não se gere com amadorismos e em part-time. Efectivamente não. Precisa de uma equipa directiva a tempo interno custe o que custe. Filipe Soares Franco é o líder de um grupo empresarial português de construção civil com um volume de negócios de 700 milhões de euros espalhado por vários continentes. Sendo assim penso que fez bem.

Questionou-se o tempo acertado para fazer este anúncio. Penso que é o tempo acertado. Ao contrário de outras situações há tempo para arranjar uma solução na área de poder leonino que suporta a actual lidreança.

Quanto ao exercício de Soares Franco penso que tem aspectos bastante positivos e outros menos felizes.

A tão mediatizada Tranquilidade de Paulo Bento e do futebol leonino foi a pedra de toque para a estabilidade que actualmente se vive e evita tantas convulsões que infelizmente assolaram o clube no passado longínquo e recente. Só José Szabo - o treinador com mais sucesso no Sporting - esteve um período tão longo no comando técnico verde e branco.

A discrição de Soares Franco deveria servir de exemplo a outros presidentes. Ele não é a vedeta, portanto não precisa de estar sempre a aparecer.

Soube ser diplomático em várias críticas que fez, nomeadamente quando recentemente houve uma arbitragem com paixão em Alvalade.

Não é conflituoso e procura ganhar as contendas nos diversos campos onde o Sporting entra.

De menos bom talvez seja a gestão de património e de negócios. Não é o clube titular de patromónio de de negócios mas a SAD. Talvez seja a evolução dos tempos. Mas então que existam Golden Shares que defendam aquilo que é o Sportinguismo e que são os Sportinguistas.

O passivo continua alto apesar do serviço de dívida ter sido renegociado. A rever... Contra isto também tenho a noção que na época transacta não saiu nenhum diamante de Alcochete. E da última vez que saiu a receita serviu para amortizar dívida bancária. Bem positivo.

Concluo dizendo que o substituto de Soares Franco deve ter o seu perfil. O Sporting só tem a ganhar com isso. Quanto a Paulo Bento e apesar de alguns erros brevemente direi porque razões defendo a sua permanência para além de Soares Franco.