quarta-feira, outubro 12, 2011

Seis Jogos, Cinco vitórias e Uma Derrota

Euro 2012

Paulo Bento desde que é selecionador nacional fez seis jogos oficiais, ganhou cinco e perdeu um. Se bem que a última vitória revelou alguma displicência face ao não tão fraco adversário são cinco vitórias e uma derrota contra aquela que foi a melhor equipa do grupo. Nada do outro mundo, esta derrota nos fiordes.

Onde foi então que Portugal claudicou, até agora, nesta fase de qualificação? Foi nos dois primeiros jogos com o Professor Doutor Engenheiro Arquitecto Carlos Queirós. Espero que ele não leia isto porque ainda me pode processar... Foi com empate caseiro frente à Albânia e com uma derrota na Noruega.



Portugal esteve ontem fisicamente mal ao não suportar o poderio físico dos dinamarqueses e o seu bom posicionamento táctico. A vitória por 2-1 no Parkenstadion foi mais que justa em função das oportunidades criadas. Fizeram falta dois jogadores do Real Madrid - Pepe e Coentrão. E talvez Liedson. Mas o português da Baía, ponta de lança oportuno, está longe. Hugo Almeida não pode estar presente e o esforçado Nuno Gomes é lento e idoso para este ritmo. Postiga nem vale a pena falar dele. Foi mais do mesmo. O banco de Portugal é mediano e não foi o suficiente para o jogo de ontem.

Quanto ao jogo da passada sexta feira em que marcámos cinco no Dragão mas sofremos três dos islandeses revelou que os menos fortes também sabem aproveitar as oportunidades. As deste jogo e as de jogarem em ligas exteriores que lhes permitem ter um bom ritmo competitivo. Não suficiente para empatar ou ganhar mas para perder por poucos.



Ficamos agora à espera do sorteio do play off e da equipa que nos caberá em sorte.

Como comentário final refiro que mais uma vez pudemos observar o auto-convencimento de que o jogo de ontem seria fácil, em que bastava "carimbar" um passaporte para a fase final sem demonstrar o esforço suficiente para empatar o jogo e garantir a vitória no grupo. Assim não aconteceu.