domingo, janeiro 31, 2010

Mil Postas de Pescada

Esta é a milésima posta de pescada deste blogue.

Antes de mais um agradecimento muito especial aos colegas que já verteram tinta no blogue que são o GreenHeart e o Pedro Vieira. Sem eles era impossível ter já alcançado esta marca. Sem o GreenHeart era impossível ter uma análise tão rotineira e de excelente qualidade aos jogos dos leões. Sem o Pedro Vieira era impossível ter feito uma análise tão certeira, estruturante e de também de excelente qualidade aos "sistemas", ao enquadramento do desporto rei e do nosso clube, na sociedade, no mundo do espectáculo e no mundo do desporto.

Se algo ficou por dizer? Sim. muito ficou por dizer. Dado que a análise se resume ao futebol e só quando algumas das restantes modalidades têm vitórias aqui são faladas. O tempo é escasso e o ecletismo mitigado. Mas a tarefa de defender a variedade leonina cabe a uma direcção a tempo inteiro e que devia mediatizar mais os eventos verde e brancos.

Mas quanto ao futebol e não estando só a puxar a brasa a nossa sardinha fizemos boas análises. Cada jogo tem uma análise rigorosa quanto ao seu computo geral e quanto a cada um dos seus intervenientes. As minhas análises eram só quanto ao computo geral. Quanto às análises envolventes do Pedro Vieira foram excelentes mas infelizmente o que gira em torno das quatro linhas é mais do mesmo - o tão famigerado sistema agora na sua versão bicolor camaleónica.

Este sistema bicolor camaleónico só nos deixou ganhar um Campeonato nesta década que agora termina em 2009/2010. Conquistar uns três campeonatos por década deve ser o mínimo a exigir à Direcção. Devem ser polvilhados com umas taças, o que aconteceu.

No primeiro ano do blogue tivemos a 2ª final europeia agora com uma derrota. Já falámos da nossa tristeza sobre esta derrota. Quando chegaremos à próxima? Tempos difíceis se aproximam para repetir este acontecimento. Os orçamentos são curtos. Os adversários são muitos. E continuamos a ser um clube exportador dos talentos que forma.

A nossa Liga é pouco mediática o que favorece este êxodo de talentos. A nossa Liga está cada vez pior. Brevemente deixará de ser uma Liga de passagem para as cinco grandes. Já deixou de ser atraente para futebolistas lusos que preferem ser campeões do Chipre, com acesso à Liga dos Campeões e salário pago ao fim do mês, do que jogar por exemplo num Rio Ave que dificilmente ganha alguma prova e eventualmente não paga todos os meses.

A minha preguiça talvez não me tenha deixado defender Paulo Bento tanto quanto eu queria. Mas eu sou um único adepto que gosta de ver estabilidade no seu clube. Como tal é difícil defender um treinador que mais tempo esteve à frente do Sporting. E que também acalmou os seus adeptos para evitar demissões à 2ª feira. Que diz defender Paulo Bento diz opinar sobre outros assuntos. Mas estou progressivamente a tentar voltar a este hábito.

O nosso clube sofre de instabilidade em doses superiores às que eu considero normais. Socos, guerras e "qui pro quo" não dão animo a ninguém. Ainda mais quando os protagonistas destas cenas ganham num mês o que o comum dos mortais dos adeptos ganham numa década. Assim não há paciência. Espero que a minha não se esgote e que o Sporting não perca a sua massa critica e que continue a ganhar títulos a começar no futebol e terminando em todos os outros que lhe dão o ecletismo de sempre. Espero analisar bons comportamentos e triunfos.

Viva o Sporting! Viva a Alvaláxia!

sábado, janeiro 30, 2010

Alberto Federico Acosta

Acosta

Alberto Frederico Acosta, conhecido no mundo do futebol como Beto Acosta, (Arocena, Argentina, 23 de Agosto de 1966) é um antigo jogador de futebol argentino que jogava na posição de avançado .


Acosta - Carreira de Jogador

Fez o seu primeiro jogo a nível profissional pelo União de Santa Fé em 1986. Em 1988 transferiu-se para o San Lorenzo, o clube que iria representar por quatro vezes na sua carreira.

Também ficou conhecido essencialmente por ser o melhor marcador da América do Sul na época de 1994-1995, marcando um total de 33 golos.

Jogou igualmente pelo Boca Juniores na Argentina, o Toulouse FC em França, o Universidad Católica no Chile, o Yokohama F. Marinos no Japão e o Sporting Clube de Portugal. Foi uma das chaves do Sporting para chegar ao título na época de 1999-2000, o qual escapava há 17 anos, sendo ainda recordado e acarinhado pelos adeptos sportinguistas.


Acosta - Carreira no Sporting


Se em 1998/99 me parecia um bidon ou um jogador de matraquilhos na época seguinte mostrou que ainda não o era. Inácio fez dele o matador que nos ajudou a quebrar a fome de campeonatos que durava desde 1982 (actualmente já não ganhamos um há 8 anos...). Foi ele que marcou 22 golos muitas das vezes "sem apelo nem agravo". Foi também ele que contribuiu para o jornalista Rodrigo Guedes de Carvalho proferir a seguinte frase "Boa noite. Sou jornalista há 8 anos e é a primeira vez que digo que o Sporting é CAMPEÃO!"

Depois disso ainda demonstrou a sua classe na sua Argentina natal.

Acosta

Títulos

Acosta foi o melhor marcador por diversas vezes em diferentes competições, ganhou títulos quer nacionais quer internacionais.

  • Flag of Argentina.svg 1992 San Lorenzo - 12 golos
  • Flag of Argentina.svg 1992 Taça das Confederações
  • Flag of Argentina.svg 1993 Copa América
  • Flag of Chile.svg 1994 Universidad Católica – Jogador do Ano
  • Flag of Chile.svg 1994 Universidad Católica – Melhor Marcador com 33 golos
  • Flag of Chile.svg 1994 Universidad Católica – Melhor Marcador da América do Sul com 33 golos
  • Flag of Chile.svg 1995 Universidad Católica – Vencedor da Taça do Chile
  • Flag of Chile.svg 1995 Universidad Católica – Taça do Chile – Melhor Marcador com 10 golos
  • Flag of Chile.svg 1997 Universidad Católica - Campeão
  • Bandeira de Portugal 1999-2000 Sporting Clube de Portugal – Campeão
  • Flag of Argentina.svg 2002 San Lorenzo - Copa Sulamericana – Campeão
VEDETA ou MARRETA? "Votacão" até 12 de Fevereiro nesta caixa de comentários.

Acosta

terça-feira, janeiro 26, 2010

OS TEMPOS VERDES de Pinto da Costa

Pinto da Costa

E ESTA, HEM?
DESCONHECIA – AQUI FICA A FOTO (A PRETO E BRANCO) PARA COMPROVAR
OS TEMPOS VERDES de Pinto da Costa, guarda-redes do Sporting de Coimbrões.

NUNCA ESPEROU VER O PINTO DA COSTA NUMA EQUIPA SPORTINGUISTA, POIS NÃO?. NEM EU... ALIÁS, PARECE QUE ELE ESTEVE MUITO PERTO DO FUTEBOL DO CLUBE, NO TEMPO DO JOÃO ROCHA. VINHA COM O PEDROTO, MORAIS, VALENTIM LOUREIRO E DOIS JOGADORES DO FC PORTO. PARECE QUE HÁ QUEM CONHEÇA BEM ESSE EPISÓDIO PORQUE SÓ ABORTOU DEVIDO A UM VOTO CONTRA DE ALGUÉM MUITO CONHECIDO.


domingo, janeiro 24, 2010

GD Trofense 0 - Sporting CP 1

Carlsberg Cup

E depois da polémica... Liedson Resolve!
Depois de uma quarta feira polémica em Alvalade, Liedson resolveu chamar a si a, mais uma vez, a capacidade de resolver jogos difíceis. Na sequência de um canto ainda na primeira parte fez de cabeça o golo que selou a passagem do Sporting às meias finais da Taça da Liga.
Foi um jogo sem grandes motivos de interesse e onde o principal atractivo era ver a reacção do 31 ao sucedido e o comportamento defensivo da equipa. Assim sendo e sem um brilhantismo excepcional, passamos com nota positiva.

Jogaram:
Patrício - Depois das fífias da taça teve todos os cuidados nos pontapés na bola. Teve uma noite tranquila e quando foi chamado esteve atento. Nota 3;
João Pereira - Sem o seu habitual colega de flanco preocupou-se mais em tarefas defensivas. Não deixou de ir ao ataque mas foi menos influente. Nota 3;
Grimi - Talvez pelo rigor táctico que lhe foi pedido só arriscou atacar pela certa. A defender esteve bem. Nota 3;
Carriço - Noite acertada e tranquila. Nota 3;
Tonel - Também recuperou bem do impacto do jogo da Taça de Portugal. Esperamos que este jogo lhe tenha reposto em alta os índices de confiança. Nota 3;
Adrien - Na minha opinião cada vez mais fundamental no esquema de Carvalhal. Varre como pouco o meio campo. Quando sai a jogar cria muitos espaços. Mais um bom jogo. Nota 4;
Veloso - Apareceu na direita para poder aplicar o seu já temível remate. Não teve a chance para o fazer e apenas lhe aponto de relevante a marcação do canto para o golo de Liedson. Fez um jogo de trabalho e não sobressaiu à equipa. Nota 3;
Moutinho - Apareceu na esquerda e nesse flanco não lhe vi nada de espectacular. Derivou muito para o meio. Acaba por cumpriu a missão defensiva com distinção. Nota 3;
Matias - É um jogador que em forma tem uma visão de jogo fantástica. Pena não arriscar mais o remate de longe. Tem um penalti sobre si por marcar. Tem bons apontamentos. Nota 3;
Liedson - Golo para dedicar a muita gente com certeza. Que o faça mais vezes. Nota 4;

Liedson

Saleiro - A sua movimentação é muito interessante. Ganha imensas segundas bolas e trabalha muito para o colectivo. Tem de arriscar mais o golo. Nota 3.

Jpgaram ainda:
Pereirinha - No lugar de Veloso aos 74'. Teve tempo para 1 ou 2 rasgos individuais, mas que não surtiram efeitos práticos. Nota 2;
Yannick - Aos 88' no lugar de Liedson. Para os aplausos merecidos ao 31. Nota 1;
Pedro Silva - Aos 90+2' no lugar de Veloso. Para o cronometro. Nota 1.

Nota final - Espero que este jogo tenha provocado as pazes entre o grupo e daqui surja uma maior união de grupo para o que ai vem. O jogo não foi brilhante mas foi ganho e se assim fosse sempre.... Os títulos apareciam. A seguir vamos a Braga...

sexta-feira, janeiro 22, 2010

O Caso Sá Pinto

Estádio José Alvalade, Lisboa, 20 de Janeiro de 2010. Em campo Sporting e Mafra, equipas que disputam a passagem aos quartos-de-final da Taça de Portugal. Os leões ganham por 4-1 e o jogo está perto do fim. A noite tem tudo para acabar em festa para os homens de Alvalade. Minuto 83: Adrien atrasa a bola para Rui Patrício. O guarda-redes tenta enviar a bola para o meio-campo, mas falha o pontapé. E sai uma rosca. A bola sobe e o chinês Zhang, atento, salta mais alto que Rui Patrício, colocando o resultado em 4-2. Os adeptos não perdoam o falhanço do guarda-redes. Uns apupam, outros assobiam.

Sentado no banco de suplentes, Liedson não fica indiferente. E faz um comentário para o lado. «Nossa, os adeptos não perdoam mesmo nada...», disse. Sá Pinto está a escassos metros do luso-brasileiro. O director para o futebol profissional dos leões ouve o desabafo do levezinho e reage. «Vê lá como é que falas dos adeptos. São eles que te pagam o ordenado. Se não fossem eles não eras a estrela que és. Deves ter a mania que és o dono do clube», terá dito.

Liedson manteve-se calmo mas não deixou Sá Pinto sem resposta. «Dono do clube? Eu? Você é que deve ter a mania que é o dono do clube», respondeu.
O Mafra faz um golo pelo meio, novamente através de Zhang (90+2), e o jogo chega ao fim. O Sporting apura-se para os quartos da Taça de Portugal.

Nesta fase regista-se um novo desaguisado entre Sá Pinto e Liedson. Quando os jogadores se dirigiam para o balneário, o então director para o futebol pede aos atletas que agradeçam ao público o apoio dispensado. A maioria acatou com naturalidade, Liedson terá torcido o nariz, alegando estar incomodado com alguns assobios oriundos das bancadas. A cena decorre e, pouco depois, os jogadores descem as escadas de acesso ao balneário. Os dois trocam algumas palavras.

O ambiente está aparentemente sereno, a missão dos leões foi cumprida com sucesso. Os jogadores preparam-se para tomar o retemperador duche. Sá Pinto, entretanto, pede a atenção de todos e inicia aquela que seria uma pequena reunião. O director desportivo falou naquilo que apelidou de «falta de respeito» por parte de Liedson. O luso-brasileiro voltou a responder. «Falta de respeito? Eu não lhe faltei ao respeito», disse. O caldo entornou-se a partir deste momento. Sá Pinto aponta o indicador ao avançado, este afastou-lhe a mão e o director passou das palavras aos actos, atingindo Liedson com três socos que lhe deixaram marcas no rosto.

Os presentes também reagiram de imediato e tentaram separar a briga. Um dos mais decididos a acabar com a triste cena foi Polga. O brasileiro meteu-se no meio dos dois e nesta altura, de cabeça completamente perdida, Sá Pinto ainda terá tentado dirigir-se ao campeão do Mundo, tendo sido agarrado por alguns dos presentes. Carlos Carvalhal terá assistido a tudo. Naturalmente incrédulo e sem conseguir reagir.

Fonte: site www.abola.pt

Nota - Isto é que é um clube sem fugas de informação!!! Bravo!

quinta-feira, janeiro 21, 2010

Sporting CP 4 - CD Mafra 3

Taca de Portugal

O espelho da época ou como se diz hat-trick em chinês!
De facto não acompanhei o jogo como habitual (não vi o primeiro tempo) mas devido aos desenvolvimentos que este trouxe, optei por o comentar agora.
Uma equipa da 2.ª liga - leia-se terceira divisão - vem ao nosso campo marcar 3 golos... De facto neste tipo de jogos Ganhar já não basta!
O sentimento que tenho é contraditório, já que de facto passamos a eliminatória, mas sofremos 3 golos de forma mais ou menos permissiva, e o Patrício de facto, deve ser da idade, tem de se deixar de Imaturidades e levar as coisas a sério...
Obviamente e fazendo uma analise ao ponto do dia, nada, mas nada mesmo justifica a atitude do Sá Pinto. Primeiro criticar o erro do Guarda Redes da sua equipa em publico é irresponsável, depois atacar um jogador que terá defendido o colega de profissão e de balneário é no mínimo estúpido e caricato. Se lhe dei os Parabéns por um dia ter dado uma solha no Artur Jorge (por vezes gestos injustificáveis, são actos de justiça - sei que o que estou a dizer é condenável, mas pensemos que as consequências deste acto irresponsável são mínimas), mas neste caso... Bem neste caso nem o Freud explica. Um Director Desportivo agredir só o melhor jogador do plantel... Por muitos motivos que tenha... Lamento o sucedido mas tudo acontece ao Sporting 2009-2010.
O Carvalhal apareceu na conferencia de imprensa em estado de choque e o caso não seria para menos. Eu peço desculpa ao Treinador Carvalhal que tem desenvolvido o seu trabalho em prol do clube e em vez de haver uma união do grupo de forma a minorar todos os estragos já conhecidos, ainda levamos com isto. O meu lamento.

Voltando ao jogo em si, acabou por ser um jogo de Taça. O Mafra marcou primeiro, tendo mais uma vez o Sporting ido correr atrás do prejuízo. Desta vez acabou por ser fácil, um golo de Matias, um de Carriço, um de Saleiro e outro de Yannick deram a volta ao resultado. Depois pediu-se, aquilo que esta equipa não sabe fazer - GERIR. Geriu-se tão bem ou tão mal que acabou 4-3.
Para a história deveria ter ficado o resultado e não o que veio a seguir. Passamos a eliminatória e aguardamos adversário.
Jogaram (notas com base no segundo tempo):
Patrício - Uma falha imperdoável no lance do 4-2 e no 4-3 estava distraído. Noite para esquecer. Nota 1:
Abel - Sereno. Nota 3;
Grimi - Mais um jogo a bom nível. Sem falhas. Nota 3;
Carriço - Fica na retina o facto de ter marcado o 2-1. Podia ter feito melhor no 4-3. De resto parece preferir Tonel com parceiro de defesa. Nota 2;
Polga - Sem espaço. Não que tenha jogado mal, longe disso, mas está desmotivado e provavelmente quer sair. Nota 2;
Adrien - Penso que ele é o causador desta polémica, foi ele quem passou a bola para o erro de Patrício. Mais um jogo onde marcou o ritmo. Nota 3;
Izmailov - Foi fulcral na viragem do marcador. Nota 3;
Matias - Cobrou o penalti do 1-1 e algumas jogadas no segundo tempo com o seu cunho. Nota 3;
Vukcevic - Tem um centro maravilha que me ficou na memoria para o 4-1. Serviu muito a equipa ao contrario do que é habitual. Nota 3;
Saleiro - Marcou e cumpriu. Nota 3;
Yanncik - Após o 0-1 foi o primeiro a acordar. Ganhou um penalti e fez um golo. O melhor em campo. Nota 4;

Yannick

Jogaram ainda
Postiga - Aos 58' no lugar de Saleiro. Num jogo onde os 2 pontas de lança marcaram o melhor que conseguiu foi atirar ao barrote. Continua sem justificar um lugar no campo. Nota 1;
Pedro Silva - Aos 58' no lugar de Grimi. Foi com a habitual aselhice que entrou em campo. Sem grande protagonismo apenas assistiu aos golos do Mafra. Nota 1;
Moutinho - Aos 68' no lugar de Izmailov. Rendeu o colega e meio campo continuou a bombar. Nota 2.

Nota final - Após as cenas lamentáveis de ontem espero que um bom período de reflexão face chegar novamente a serenidade necessária para re-unir o plantel em busca de vitórias que tão saborosas são. Foi nomeado Miguel Salema Garção, é um homem dos 7 ofícios nesta casa, conhece os cantos como poucos. É próximo das claques e dos sócios. Desejo-lhe sorte, porque sei que não é homem de 'protagonismos'. Segue Taça da Cerveja com jogo na Trofa...

Sá Pinto - A fama que vem de longe

Pelo que parece Sá Pinto e Liedson andaram ao soco. Ao contrário do que a imagem seguinte mostra já não são amigos.

Liedson e Sá Pinto

Não sei quem tem razão. Agora um Director de Futebol e Mestre não pode reagir ao soco. Mas ele anda sempre de punho em riste como se pode ver nesta imagem.

Sá Pinto

Não se pode escolher uma pessoa agressiva para cargos de direcção, por muito sportinguista que ele seja. E não duvido que o seja.

Sá Pinto

Espero que ambos de portem bem e dêem a cara. Espero que Sá Pinto dê uma volta de 180 graus no seu comportamento. E que Liedson com ou sem razão não volte a envolver-se em confrontos.

segunda-feira, janeiro 18, 2010

Hélder Postiga - Nota 0

Helder Postiga

Por via de regra não discordo muito em relação à opinião do GreenHeart.

Mas quanto a este jogador - Hélder Postiga - dou-lhe nota 0. Peço o favor à Direcção de se ver livre dele quanto antes.

Se anteontem Saleiro deu menos nas vistas, Postiga foi a nulidade habitual. Ele como de costume cria oportunidades. Mas, ao contrário do que se pede a um atacante (e a outros jogadores da equipa também), tem uma eficácia quase nula. Se bem me lembro, no ano passado marcou apenas quatro golos em todo o campeonato. Como também podem constatar é muito estilo, quer de penteado e movimentação e pouco perigo para o adversário.

O Sporting já devia ter desconfiado de tantos clubes por onde ele passou até chegar a Alvalade ainda tão novo.

Repito - a Direcção deve ver-se livre dele quanto antes. É calro que ele deve ter uma caracteristica psicológica tão comum aos rejeitados de Alvalade - é ser reactivo-vingativo. O que vamos ver depois? Que ele vai jogar muito bem no próximo clube. Ainda bem porque do mal - não jogar nada no Sporting - o menos - jogar bem noutro clube.

domingo, janeiro 17, 2010

Sporting CP 3 - CD Nacional 2

Liga Sagres

Tradição cumprida!
Num jogo onde tradicionalmente há muitos golos, desta fez foram 5 os tentos da noite. Foi uma vitória justa mas que deixou presente a ingenuidade defensiva do Sporting.
Sofremos o primeiro golo aos 24' num lance onde Carriço não conseguiu evitar o cruzamento e em que Tonel tentou ir com o pé aos 2m de altura (altura onde foi cabeceada a bola) em vez de a tentar afastar de cabeça (estava a defender zona e ficou nas covas).
Empatamos logo no lance seguinte onde Veloso rematou fora da área e com uma colocação magistral.
Na segunda parte com a entrada de Liedson a render Postiga (lutar... luta mas já não chega - a equipa precisa de golos), o 31 fez em pouco mais de 30' em campo 2 golos. Deu a tranquilidade que se pedia mas aos 84' quando já nada o fazia prever a zona central da defesa tremeu e não foi capaz de aliviar uma bola perdida que apareceu aos trambolhões na nossa área. Resultado 3-2!
Muito trabalho defensivo é necessário em especial no eixo da defesa!

Jogaram:
Patrício - Não foi uma noite feliz. Em 3 remates sofreu 2 golos (sem culpa). Teve apenas uma intervenção segura ao único remate defensável dos insulares. Os outros 2 remates destes deram golo. Nota 3;
João Pereira - É nesta fase o dínamo da equipa. Uma primeira parte fantástica onde dinamitou o lado esquerdo da defesa dos Madeirenses. Na segunda parte ainda rendeu o suficiente para não quebrar este ritmo infernal. Tem apenas de ter mais calma nos lances mais disputados. Nota 4;
Grimi - A boa forma mantém-se. Está a ganhar confiança e não tem medo de arriscar o remate. Estou a gostar desta versão 2010 de Grimi. Nota 3;
Carriço - Falta de entendimento ou de rotina táctica. Teve uma falha imperdoável no 3-2. Apesar da vitória tem de rever procedimentos. Nota 2;
Tonel - Como já disse estava a marcar mal no lance do 0-1 e não teve melhor no lance do 3-2. Apesar destes dois lances esteve melhor que Carriço. Nota 3;
Adrien - Já o disse e não me farto. Faz uma cobertura exemplar no meio campo defensivo. Lança os colegas com oportunidade. Parece ser um jogador de mão cheia, um trinco de muita qualidade. Nota 3;
Izmailov - Uma note muito positiva do Russo. Quer na direita quer na esquerda. Joga e faz jogar o meio campo. Ainda lhe falta a finalização para atingir a perfeição. Nota 4;
Moutinho - A adaptar-se às novas funções. É um n.º10 que anda por todo o lado. Tapa os buracos que dos laterais deixam e tem ainda tempo para pressionar com a oportunidade que lhe é reconhecida. Nota 3;
Veloso - Começa a ser um caso sério. Joga quer na esquerda quer na direita. Por exemplo no jogo aqui relatado faz um golo com o pé direito e oferece outro a Liedson na lateral direita. Está cheio de confiança e as coisas correm lhe bem. Nota 4;
Postiga - Já disse muita luta e pouca finalização. Desta fez 2 remates, um para fora e outro fraco para o guarda redes. Nota 2;
Saleiro - Grande utilidade colectiva. Não pelo que jogo mas pelo que provocou. Abriu muitos espaços na defesa contrária que deixou muito baralhados os centrais do Nacional. Depois o que fez em acção ofensiva fez bem. Não teve foi hipóteses de golo.
Nota 3.

Jogaram ainda:
Liedson - Aos 57' no lugar de Postiga. Operado a um joelho à mais ou menos 3 semanas, apareceu renascido das cinzas qual Fénix. 2 golos plenos de oportunidade e uma vontade de ferro. Foi o homem do jogo. Nota 5;

Liedson

Vukcevic - Aos 75' no lugar de Veloso. Não foi feliz. Não entrou bem em jogo e raramente se viu. Nota 1;
Matias - Aos 77' no lugar de Izmailov. Ao contrário de Simon entrou com o gás todo e quase oferecia o 4-1 a Liedson, mas o 31 chegou ligeiramente atrasado. Depois o seu ímpeto foi cortado pelo 3-2. Nota 2.

Nota final - Sporting em crescendo. Espero que este índice de forma não se abata. A defesa tem de consolidar processos, uma vez que o meio campo já o fez e com bons resultados. A seguir temos Taça com o Mafra...


Highlights

Freekicker | MySpace Video

quarta-feira, janeiro 13, 2010

UD Leiria 1 - Sporting CP 2

Carlsberg Cup

Com calma e tranquilidade ainda não vista esta temporada!
Numa noite de inverno rigoroso, batemos o Leiria sem grandes sobressaltos, Foi um jogo bastante positivo.
Finalmente foi visível que a equipa consegue controlar a bola em situações de aperto.
Podíamos era ter resolvido o jogo mais cedo já que a ganhar 0-2 sofremos o 1-2 e desperdiçamos muitas chances para 1-3


Jogaram:
Patrício - Voltou a ter noite afirmativa. Parece estar mais confiante e sem medo de errar. No golo nada podia fazer. Nota 3;
João Pereira - De lampião odiado a herói, foi um passinho muito pequeno. Hoje vestiu a camisola e na primeira parte fez um golo de cabeça... Mostra muita garra e querer. Que a mantenha é o que se lhe pede e posso mesmo afirmar que nesta fase este JP é o melhor lateral do futebol português. Nota 4;
Grimi - Apesar de uns furos (poucos) abaixo em relação ao ultimo jogo, não deixou de ser um elemento de equilíbrio na defesa. Tem cota junto do Mister. Nota 3;
Carriço - Penso que podia ter feito um pouco mais no golo do Leiria. Se não fosse esse lance a exibição era imaculada. Nota 3;
Tonel - Um perigo na área contraria e um pilar defensivo. De pedra e cal no onze. Nota 4;
Adrien - Já o escrevi e volto a dizer. A sua presença no onze da equipar transformou o futebol do Sporting. É fundamental a cobertura que faz no meio campo e de uma forma que promete muito. Gosto do seu estilo de jogar fácil. Nota 4;

Adrien

Izmailov - Começa a fazer uma dupla temível com João Pereira. Nota-se já um bom entendimento. Quando assim é o russo distribui muito jogo ofensivo. Foi clara a sua importância nas incursões ofensivas e nos cruzamentos. Deveria ter mais liberdade de fazer golo. Nota 3;
Veloso - Está com muita confiança. Fez o 0-2 na marcação de um livre directo. Tem grande importância na equipa. Nota 3;
Moutinho - Foi quase o 10 que se lhe pede. Foi pena os lances que criou no segundo tempo não darem pelo menos um golo. Está mais adaptado a esta nova missão. Nota 3;
Postiga - O remate da ordem foi aos 12' (mais um remate que não deu golo e deveria ter dado). Jogou a seu favor o empenho com que jogou. Nota 2;
Saleiro - Com outra capacidade física este puto vai lá. É importante nos lances aéreos e o seu posicionamento começa a notar-se. Procurou bola. Teve 2 remates perigosos com intervenções importantes da defesa contraria. Nota 3.

Jogaram ainda:
Vukcevic - Aos 63' no lugar de Veloso. Deve ser nesta fase a grande dor de cabeça boa que Carvalhal tem. O Montenegrino saiu do onze por uma gripe que o impediu de treinar. Entrou aos 63' e deu 2 golos aos colegas. Fez mexer a equipa. É sem duvida um elemento que quer jogar no onze. Vamos ver se aguenta o seu feitio. Nota 3;
Yannick - Aos 67' no lugar de Postiga. O estado do relvado prejudicou a sua rápida condução de bola. Mostrou-se bem a lançar contra ataques mas mal a concretizar. Nota 2;
Matias - Aos 90+2' para o lugar de Izmailov. Ainda teve tempo de fazer um centro para Saleiro concretizar de calcanhar e ver um defesa em cima da linha tirar o golo. Nota 1.

Nota final - De facto vê-se mais capacidade de retenção e mais capacidade de sofrimento aos jogadores. Com isto apareceu um dos principais elementos no futebol a confiança. A seguir recebemos o Nacional...

Visitas a Núcleos - Sugestão

Venho por este meio solicitar à Comunicação Social que dê cobertura semelhante às visitas de José Eduardo Bettencourt aos Núcleos do Sporting àquela que dá às visitas de Pinto da Costa aos Núcleos do Porto.

Parece que somos filhos de um Deus menor e que Pinto da Costa pode brincar com a justiça como bem quer e ainda ter cobertura mediática.

domingo, janeiro 10, 2010

Sporting CP 1 - Leixoes SC 0

Liga Sagres

Vitória justa mas à justa!
Pode-se dizer que o Sporting fez uma exibição tranquila frente ao adversário de hoje. No entanto a falta de poder de concretização por pouco deitava tudo a perder.
Foram criadas mas de 5 boas oportunidades de golo que esbarraram sempre no guarda-redes adversário. Mérito deste seguramente mas alguma falta de perícia dos nossos jogadores.
A vitória foi conseguida aos 83' num lance de bola parada (coisa rara esta época).

Jogaram:
Patrício - Hoje sim em noite muito afirmativa. Respondeu a grande altura a um remate fortíssimo de jogador do Leixões na passagem do min 70' e tem uma intervenção belíssima já aos 90+1' quando Pongolle cabeceou para trás e ia fazendo auto-golo. Foi fantástico o seu golpe de rins. Nota 4;

Rui Patricio

João Pereira - Estreou-se de forma muito positiva. Deu grande acutilância ao flanco direito e defendeu muito bem. Espero que mantenha estes índices. Nota 4;
Grimi - Este jogador fez a metamorfose. Está a conseguir, não só segurar o lugar no onze como a demonstrar que é capaz de jogar bem. Foi o que fez ontem. Bem a defender e sempre oportuno em ataque. Não enjeita rematar quando tem oportunidade. Nota 4;
Carriço - Segurou bem Pouga e entendeu-se bem com Tonel. O enquadramento defensivo está a ganhar forma. Nota 4;
Tonel - Com a garra que lhe é reconhecida foi lá à frente e fez o golo da Vitória. E que golo (bola colocada no ângulo superior direito do guarda-redes). Foi soberano a defender. Está com o gás todo. Nota 4;
Adrien - Desde que ganhou o meio campo, parece que o sector defensivo treme menos. Talvez pela cobertura que faz. Fez bem o seu papel. Foi substituído por motivo táctico aos 76'. Nota 3;
Izmailov - Foi um dos 2 jogadores do Sporting que ligaram o 'complicometro'. Não que tenha jogado mal, longe disso, mas pelas oportunidades que desperdiçou. Teve o golo nos pés por 3 vezes mas não foi capaz de reagir de forma convicta em nenhuma delas. Parecia deslumbrado. Enfim penso que da forma como se exibe o golo virá em breve. Nota 2;
Moutinho - Foi o outro com o 'complicometro' ligado. Inicialmente na posição 10, não conseguiu ligar o seu jogo e depois quando foi para a posição 6, não conseguiu ter bola. Teve uma noite menos feliz, onde a nota se acentuou no numero de passes que falhou. Nota 2;
Vukcevic - Lutador incansável. Teve mais uma noite de antes quebrar que torcer. Tentou várias vezes o remate mas o gr do adversário respondeu sempre. Teve bem nos cruzamentos. No computo geral nota 3;
Saleiro - O n.º 9 do Sporting está a tentar mostrar que não é por acaso que é titular da equipa. É na minha opinião um 'patinho-feio' da formação, mas o facto é que tem muita vontade de mostrar serviço, e tem evoluído. Acaba por ter também a sua hipótese de marcar e tem papel activo no lance do golo de Tonel. Por isso Nota 3;
Postiga - Nem de penalti sem guarda redes faz golo. Mais um jogo em branco e que não deixa saudades. Nota 1.

Jogaram ainda:
Pongolle - Aos 56' no lugar de Postiga. Mostrou velocidade e força. Teve oportunidades mas não se estreou. Ia deitando tudo a perder aos 90+1' num corte desastrado. Acaba por deixar boa impressão. A ver vamos. Nota 2;
Matias - Aos 76' no lugar de Adrien. Mudou o jogo. Foi capaz de fazer mexer o ataque melhor que Moutinho. Acaba por ser decisiva a sua entrada. Nota 3;
Pereirinha - Aos 90+2' no lugar de Vukcevic. Para o Montenegrino receber uma merecida salva de palmas. Nota 1.

Nota final - Notam-se evidentes melhoras na equipa, mas a primeira volta é de saldo muito negativo. Fechar com 6 Vitórias, 6 Empates e 3 derrotas e a 12 pontos do primeiro parece excessivo para quem tinha tantas ambições. Enfim os erros de pré-temporada pagaram-se caros e pouco mais resta do que lutar. Temos visita a Leiria no meio da semana para a Taça da Cerveja...

domingo, janeiro 03, 2010

Taça da Liga Sporting CP 2 - SC Braga 1

Carlsberg Cup

Inicio positivo de 2010!
No primeiro jogo do ano de 2010 acabamos defrontar o actual líder do campeonato e de facto mostramos coisas novas.
Ainda sem as aquisições de final de Dezembro, a mudança está à vista. Tonel no lugar de Polga, Grimi na esquerda, Adrien no miolo e Veloso soltos no meio campo. No ataque Saleiro a 9.
De facto, se ainda se nota alguma falta de virilidade defensiva, no ataque com Izmailov na direita e o Capitão Moutinho a derivar para a esquerda a grande novidade é o protagonismo dado a Veloso que anda um pouco por todo o lado com as costas defendidas e bem por Adrien. No ataque Postiga teve uma primeira parte de alguma qualidade mas depois afundou-se. A surpresa é mesmo Saleiro. Fez um belo golo e jogou de igual para igual com os defesas de Braga.

Jogaram:
Patrício - Podia e devia ter feito melhor no golo do empate do Braga. De resto continua como um dos mais inseguros da equipa. Nota 2;
Abel - Bom primeiro tempo. Deve ter feito muita gente questionar-se do porque da aquisição de João Pereira. Na segunda parte, entrou mal no jogo e levou com Paulo César. Redimiu-se e acabou seguro. Nota 3;
Grimi - O Golo inaugural foi obra quase toda sua. Rasgou pelo meio campo contrario e assistiu Saleiro. Defensivamente foi bastante mais solido do que é habito. Bom jogo. Nota 4;
Tonel - Bem na marcação aos adversários directos. Tem apenas de rever a forma como sai a jogar. Nota 3;
Carriço - Tranquilo e mandão. Procurou serenar Patrício várias vezes. Foi decisivo na forma como actuou - Sem faltas e falhas. Nota 4;
Adrien - Ao estilo de Makelele. Joga simples e com qualidade. É perfeitamente implacável com o adversário directo. Nunca o larga. Apenas lhe aponto uma falha onde estava no golo de Alan. Aquela zona era sua. Por isto nota 3;
Izmailov - A falta que o russo faz. É o dinamizador do futebol de ataque. Nomeadamente do flanco direito. Criou inúmeros desequilíbrios. Falta apenas finalização. Nota 4;
Veloso - Andou pelo centro e meio esquerda. São as suas novas funções. Atacou bem e marcou um golão aos 65'. Aponto-lhe um erro, não marcou as costas de Adrien no golo do Braga. Mas com um golo daquele... Nota 4;
Moutinho - Perde influencia neste novo esquema táctico, mas isto não significou menos garra ou menos entrega. Registo de bom grado o regresso aos bons jogos do Capitão. Bem na meia esquerda, e a apoiar a defesa. Nota 4;
Postiga - Teve uma primeira parte de bom entendimento com Saleiro, mas quando se esperava o golpe de génio apagou-se. Desta vez nem o habitual remate ao golo adversário fez. Nota 2;
Saleiro - Pela segunda vez a marcar. Desta vez foi também o seu bom jogo que marcou este jogo. Desinibido e a disputar todos os lances com autoridade. Faltou-lhe Liedson. Nota 4.

Saleiro

Jogaram ainda:
Pereirinha - Aos 73' no lugar de Postiga. Foi jogar para a posição deste. Acabou por cumprir essa missão sem grande protagonismo. Nota 2;
Matias - Aos 90' no lugar de Veloso. Para a estatística. Nota 1;
Yannick - Aos 90+3' no lugar de Izmailov. Um regresso que se saúda. Nota 1.

Nota final - Talvez faltasse esta vitória para embalar. Agora com o Pongolle no lugar do Postiga talvez venhamos a ter mais golos. Mensagem de esperança e de Bom Ano de 2010 - Que nos traga muitas alegrias é o meu forte desejo... Segue o Leixões para a Liga...