domingo, junho 14, 2009

África do Sul, uma oportunidade perdida?


O próximo Campeonato do Mundo de Futebol vai realizar-se na África do Sul em 2010. Para a sua realização foram aprovados 10 estádios – cinco renovados e cinco construídos de raiz. As cidades eleitas são: Pretória (capital); Joanesburg; Rustenburg; Port Elizabet; Durban e Cidade do Cabo.

Os sul-africanos tem a fama de ser bons desportistas, por isso já conquistaram vários títulos de campeões de mundo em rugby, tem grandes jogadores de golfe, bons ciclistas e maratonistas e
são fortíssimos no criquet. Curiosamente onde parecem ser mais fracos é justamente no futebol. A base social aderente ao desporto rei é maioritariamente negra. A maioria dos jogadores da selecção de futebol da África do Sul é também negra.

Ali ao lado em Moçambique, a terra de Eusébio, Coluna, Hilário e Carlos Queirós, o futebol manda e é o desporto rei. Por razões que fogem à vontade dos moçambicanos a selecção de seu país dificilmente estará presente na fase do campeonato do mundo. A grande esperança e expectativa voltam-se para a selecção portuguesa. Também por isso seria muito importante a nossa presença na África do Sul e no World Cup 2010. Seria uma oportunidade importante de reforçarmos os nossos laços comuns e simultaneamente contribuirmos para o fortalecimento da lusofonia.


Pedro Vieira (pedro.vieira55@gmail.com)