Estava eu muito descansado a almoçar, à espera de saber se o Sporting Clube de PORTUGAL tinha ganho ou não o Campeonato Nacional de Juniores ao Benfica quando ouço a noticia de que o jogo tinha sido interrompido aos 25 minutos depois de um grupo de vândalos benfiquistas ter invadido o recinto de jogo à pedrada. Literalmente à pedrada, desalojou alguns (poucos diga-se de passagem) civilizados adeptos benfiquistas e os educados adeptos sportinguistas das bancadas.
Ao que isto chegou! Digo mais ao que isto voltou. Parecem aqueles tempos primitivos de há um século quando um grupo de jogadores do Sport Lisboa se montou nas bicicletas do Futebol Benfica para tentarem derrotar o Sporting Clube de PORTUGAL. E foi com base neste imenso sentimento negativo de vingança que, entre outras coisas, anteontem fomos prendados com mais um ataque medieval na civilizada Academia de Alcochete. Diga-se de passagem que os dirigentes benfiquistas, que posteriormente alinharam com os seus vândalos, estavam muito bem instalados e protegidos nos camarotes do campo central da Academia.
Mas não se iludam! O que tivemos foi um Benfica à Benfica! Um Benfica vingativo, invejoso que quer ganhar nem que seja à pedrada.
Nota de Rodapé: A imagem é gozona e agressiva mas foi o que me apeteceu aqui colocar depois do Director Desportivo do Benfica não se ter demarcado dos seus vândalos.
segunda-feira, junho 29, 2009
Benfica - Um Clube de Vândalos
domingo, junho 14, 2009
África do Sul, uma oportunidade perdida?
O próximo Campeonato do Mundo de Futebol vai realizar-se na África do Sul em 2010. Para a sua realização foram aprovados 10 estádios – cinco renovados e cinco construídos de raiz. As cidades eleitas são: Pretória (capital); Joanesburg; Rustenburg; Port Elizabet; Durban e Cidade do Cabo.
Os sul-africanos tem a fama de ser bons desportistas, por isso já conquistaram vários títulos de campeões de mundo em rugby, tem grandes jogadores de golfe, bons ciclistas e maratonistas e
são fortíssimos no criquet. Curiosamente onde parecem ser mais fracos é justamente no futebol. A base social aderente ao desporto rei é maioritariamente negra. A maioria dos jogadores da selecção de futebol da África do Sul é também negra.
Ali ao lado em Moçambique, a terra de Eusébio, Coluna, Hilário e Carlos Queirós, o futebol manda e é o desporto rei. Por razões que fogem à vontade dos moçambicanos a selecção de seu país dificilmente estará presente na fase do campeonato do mundo. A grande esperança e expectativa voltam-se para a selecção portuguesa. Também por isso seria muito importante a nossa presença na África do Sul e no World Cup 2010. Seria uma oportunidade importante de reforçarmos os nossos laços comuns e simultaneamente contribuirmos para o fortalecimento da lusofonia.
Pedro Vieira (pedro.vieira55@gmail.com)
Publicada por Pedro Vieira à(s) 19:12 |