quinta-feira, junho 28, 2012

Adios Euro

Quem teve a infeliz ideia de por o João Moutinho a marcar o primeiro penalti? Se calhar foi o mesmo treinador que o viu falhar cerca de metade dos penaltis que marcou no Sporting. À parte deste grande pormaior, estivemos bem desde o primeiro jogo e ontem neutralizámos o tiki taka espanhol durante os 90 minutos. No prolongamento, os espanhóis só tiveram uma oportunidade de golo.

sexta-feira, junho 22, 2012

A place called Alcochete, outside Lisbon

How is it that Bento has got this Portuguese team playing such cohesive, diligent football? The answer lies in a place called Alcochete, outside Lisbon. It is the site of Sporting Lisbon’s academy and the birthplace of this Portugal team’s football philosophy. Just as Spain have drawn on Barcelona and Germany on Bayern Munich, the Portuguese have looked to Sporting’s remarkable talent school.

Aqui fica o primeiro parágrafo deste artigo

Czech Republic v Portugal: live

que só enaltece a explendida capacidade formativa de um clube chamado Sporting Lisbon. Conhecem?

Pena é que este clube não esteja numa grande Liga Europeia onde possa ganhar titulos com os diamantes criados e lapidados.

quinta-feira, junho 14, 2012

O Sporting ganha o Euro 2012 das escolas de formação

El Sporting de Portugal gana la Eurocopa de las canteras

Uma boa notícia para os lados de Alcochete.

Mas este formador é aquele dos listados que há mais tempo não ganha um campeonato (sénior subentenda-se). Isto é, não tem um aproveitamento desportivo do trabalho formativo.

terça-feira, junho 05, 2012

2011-2012 – Mais do mesmo


No início desta época clubística que já findou, o Sporting reforçou-se como seria de esperar, se quisesse ter a ambição de ganhar o que quer que seja.
Comprou uma convocatória de jogadores. À volta de 16. Destes só uma meia dúzia se pode considerar de bom nível. Também comprámos alguns coxos. Não obstante, o nível exibicional melhorou após a saída tardia de dois mal amados do plantel – Djaló e Postiga. Volto a insistir na saída tardia, pois assim se perderam três jogos e os consequentes pontos.
Depois a equipa arrebitou até à deslocação à Luz. Continuou na Liga Europa e na Taça de Portugal. Entretanto Domingos saiu – mais do mesmo – e entrou o inexperiente Sá Pinto.
Entretanto, no período final de Domingos, a presença na Taça da Liga foi lastimosa.
A equipa não jogou nada por ai fora e, depois de conquistada com a anterior equipa técnica a presença no Jamor, fomos evoluindo muito mais do que se esperava na Liga Europa. Chegámos às meias-finais e não ganhámos a prova. Quem não sonha ver o seu clube ganhar uma prova europeia uma vez na vida? Ainda não foi desta mas a final esteve perto.
No campeonato ficámos, mais uma vez, em quarto lugar. Nem a pré-eliminatória da Liga dos Campeões foi motivação suficiente para chegar ao terceiro.
A Final da Taça de Portugal foi uma vergonha. Se me dissessem que o Sporting se esforçou muito e a Académica foi superior, tudo bem. Mas vimos uma equipa a jogar a medo, lenta, denunciada, sem criatividade. Ao perder a final perdeu ainda o acesso directo à fase de grupos da Liga Europa. Mais dois jogos oficiais desnecessários na próxima época.
E assim vai o reino do Leão. Agora sem o idoso Polga e o raçudo mas irritável João Pereira. Ainda arranjam uns jogadores rascas para os substituir e, em 2012-2013, vamos ter, imagine-se, mais do mesmo!
A direcção é fraca. Parece uma Comissão Condecorativa de Heróis do Passado Glorioso. Se querem fazer do clube um clube que queira ficar nos quatro primeiros lugares e servir para “encher chouriços” há que dizê-lo com frontalidade. Não quero enganar ninguém mas também não gosto de ser enganado.
Infelizmente e cada vez mais aquele edifício verde no cimo do Campo Grande é um supermercado, uma clínica e um ginásio.
Não acredito em salvadores da Pátria mas parece que só um poderá fazer o Sporting mudar de rumo.