sexta-feira, julho 22, 2011

Inicio de Epoca

E já estamos a menos de um mês do inicio do campeonato nacional de 2011/2012.

Não foi como sabido um adepto, ou melhor um apoiante de Godinho Lopes, no entanto quero deixar desde já escrito que foi das melhores preparações de épocas que o Sporting fez desde os últimos 10 anos seguramente.
Não se deixando impressionar nem pressionar pela impressa e pela massa adepta escolheu na minha modesta opinião um plantel que pode vir a dar que falar.

Foram 13, se não me engano, as aquisições. Todos os sectores da equipa saíram reforçados. Da baliza ao ataque temos jogadores para todos os gostos.

Deixo aqui a minha perspectiva e comentário em relação a cada um dos novos ídolos:

Marcelo Boeck - Guarda-Redes vindo do Marítimo onde se afirmou como titular depois da saída de Marcos. É um GR com títulos ganhos no Brasil onde tem algum cartel. Terá de lutar muito para jogar. Deverá ser um segundo plano;

Arias - Vencedor do torneio de Toulon e titular da selecção sub 20 da Colômbia. Para mim ou é um fora de serie ou não percebi a sua chegada.

Rodriguez - Braço direito de Domingos no Braga. Jogador que cresceu no nosso campeonato e já mostrou qualidades para jogar no Sporting. Poderá e deverá ser o Patrão da defesa. Tenho grandes esperanças no que poderá fazer;

Onyewu - Um armário! 1,96m de jogador com quase 95kg! Não vingou em Itália no AC Milan, Não tenho grandes referencia tirando o facto de ter brilhado no campeonato Belga antes de ir para Itália. o seu porte físico pode e deve ajudar. É outra das incógnitas que temos de ver o que vale;

Turan - Ainda não esta garantido uma vez que a sua chegada deriva da falência do clube de origem. É uma aposta de Carlos Freitas num lugar onde Evaldo está sozinho e sobra Grimi que deverá sair! Tem 19 anos e jogou na selecção sub-21 francesa. Outra incógnita!

Rinaudo - Do que vi e conheço é grande jogador! Vai dar que falar este ano. Grande força física e presença em campo. Não sendo um jogador violento é viril e muito pressionante. Era um jogador deste carácter que fazia falta!

Stijn Schaars - Aposto que vai ser o novo patrão! É um jogador de mão cheia. Joga, faz jogar e é forte nas bolas paradas! Vai pegar de estaca e acredito que as claques já estarão a fazer cânticos para ele!

Valeri Bojinov - Já jogou nos principais campeonatos mas as lesões e alguma irregularidade fizeram com que não se afirmasse quer em Inglaterra quer em Itália. Vem com rotulo de vedeta! Espero que que seja vedeta no campo e não no balneário! Tem condições de ser grande mais valia!

Luís Aguiar - Acredito que terá sido um pedido de Domingos. È um n.º 10! Espero que mostre as qualidades que ajudaram o Braga a 2 grandes épocas! É um jogador, até pelo modelo de jogo do Sporting que facilmente pode brilhar ou eclipsar-se! espero que brilhe porque sem duvida tem qualidade!

Carrillo - Outra aposta de Carlos Freitas! Deste nem o nome conheço e foi o primeiro a chegar! A rever com atenção!

Van Wolfswinkel - Foi o mais caro! Anunciado como o substituto de Liedson! Pelo que vi vai demorar a afirmar-se. Está muito pressionado e não me parece muito bem com isso! Vai necessitar de tempo, o que lhe pode custar lugar na equipa! Não tenho muita fé neste miúdo, mas espero enganar-me!

Rubio - 18 anos e muito futebol. Pode ser bluff! Mas gosto da sua maneira de jogar e de estar em campo. Acho que pode fazer esquecer Pinilla que vinha mais ou menos com o mesmo rotulo! Pelo que vi aposto nesta fase inicial da época para o onze titular!

Diego Capel - Era tido em Espanha como o sucessor de Futre! Estreou-se aos 16 anos na equipa principal do Sevilha que andava na mó de cima da Europa! Foi tido com o grande esperança do futebol espanhol mas não tem conseguido explodir! Ora tapado ora o seu feitio adiaram a sua afirmação! Foi campeão da Europa de sub-21 e chega com muita esperança em ver este 'baixinho' dar cartas no nosso Sporting! Acredito que poderá ser feliz!

A estes 13 jogadores, bem como a todo o Plantel desejo os melhores sucessos, até porque os sucessos deles serão os nossos sucessos! Contem connosco para uma grande época!

Viva o SPORTING CP!

terça-feira, julho 19, 2011

De volta

Nestas duas últimas temporadas o Sporting fez a nível futebolístico e diretivo uma travessia do deserto.

A nível futebolístico em 2009-2010 os investimentos foram quase nulos e o 4º lugar foi disso resultado. Em 2010-2011 vimos sair dois ativo importantes mas desmotivados - João Moutinho e Miguel Veloso. Vimos chegar jogadores caros cujo contributo liquido global é bastante negativo para o Sporting, cujo expoente máximo foi Maniche, sócio??? do clube.

A nível diretivo tivemos uma política de saldar as contas sem investimentos (corretos) em capacidade competitiva de geração de receitas. Se quanto à primeira parte estou de acordo, quanto à segunda digo que se não há receitas não há capacidade de suportar orçamentos nomeadamente na componente da despesa que é o serviço da divida.

Vi assim com bons olhos as eleições que trouxeram uma mudança na política de contratações. Durante a campanha eleitoral pareceu-me que esta direção nos ia dar mais do modelo Roquete, mas não. Seguiu de certa forma uma mudança preconizada pela candidatura de Bruno de Carvalho que apostava em aquisições de jogadores relativamente baratos e com bom potencial. Há então que dar o beneficio da dúvida a esta candidatura.

Quanto a Domingos Paciência parece-me um técnico competente a quem foram dados os recursos humanos que no minimo lhe permitirão chegar à última jornada a lutar pelo titulo. Espero que a sua preferência clubistica não lhe tolde o discernimento. Espero também que o dito "sistema" não faça das suas.

Tenho visto com bons olhos o inicio de temporada, cujos resultados devem ser relativizados em função dos adversários. Quanto a disputas por lugares entre jogadores haverão sempre, mesmo quando os pasquins vermelhos não as empolem, como fazem agora com o renascido Postiga. Não me importa de ter reforços no banco que só valem 5 milhões de euros. Tomara eu que esse fosse o valor do jogador menos valioso do banco. Parece que não sabem o que fizeram a um investimento de 8,5 milhões de euros, agora recambiado para a pátria mãe.

E aqui volto a Domingos Paciência e às suas qualidades de gestão. Ele deve saber bem o que fazer nestas situações. Lembram-se de quando chegou um tal de Jardel que até ficou com a camisola n.º 16?

A época está lançada. Espero que em tons de verde e branco.

Voltarei aqui regularmente. Comentarei todas as jornadas das várias provas e todos os jogos que observar.